EnglishEspañolPortuguês

Morador denuncia abandono de animais em Itapeva (SP)

17 de julho de 2014
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um problema sem solução e sem uma resposta convincente, pelo menos é isso o que parece quando o assunto é recolhimento de animais.

O guarda noturno Valdir Carvalho denuncia a falta de informação sobre quem é realmente o responsável pelo recolhimento de animais em Itapeva, segundo Valdir, na madrugada de domingo (13) enquanto fazia a sua ronda pela Vila Aparecida, encontrou uma caixa com cinco filhotes de cachorros abandonados na esquina das Ruas Ana Barros Nicoletti x Ipanema e desde então não consegue achar no município quem é o responsável por recolher esses animais.

O guarda noturno disse que no dia em que encontrou os filhotes abandonados entrou em contato com a Guarda Municipal que passou o contato de duas pessoas que seriam responsáveis pela AAIPA (Associação dos Amigos Itapevenses Protetores dos Animais) e GAPA (Grupo de Apoio e Proteção dos Animais) informando que o mesmo deveria procurar essas instituições para falar sobre o ocorrido.

Valdir contou o que se passou ao entrar em contato com as entidades. “Quando conversei com a presidente da AAIPA ela me passou que não tinha o que fazer com os animais e que era para entrar com contato com ela mais tarde, porém não houve nenhuma resposta sobre para onde destinar os animais”, o vigia conta ainda que a outra entidade também ficou sabendo do caso, mas não deu nenhuma solução, “Depois entrei em contato com a GAPA onde uma pessoa se prontificou a estar recolhendo os animais, no período da tarde daquele dia, e assim um companheiro de trabalho se prontificou a estar levando esses animais até a casa dele para que no domingo eles fossem resgatados, o que não ocorreu”, disse.

Após os fatos Valdir disse que foi avisado que a AAIPA não tinha condições de receber os animais, já no caso da GAPA o vigia não conseguiu entrar em contato com a pessoa com quem tinha conversado anteriormente, apesar de tentar ligar várias vezes para a pessoa. Valdir diz que até o momento os animais estão sendo bem cuidados, mas que procura uma solução para o caso, pois ele e o seu colega que recolheu os animais não tem condições de ficar com os filhotes e que pensa em levar os animais na Câmara Municipal para que os vereadores tomem alguma atitude e cobrem um pouco mais de responsabilidade dos responsáveis pelo recolhimento desses animais.

Município

Em contato com o secretário de Agricultura e Abastecimento de Itapeva, Rafael Campolim, fomos informados que ao município cabe o recolhimento de animais que foram atropelados ou sofreram algum tipo de acidente, de cães doentes ou raivosos que são encaminhados para o canil municipal, e devido ao canil abrigar esses casos não se pode recolher filhotes no local, mas que estaria entrando em contato com Valdir para buscar uma solução do caso.

Dito pelo não dito

Apesar de todas as explicações ninguém soube informar quem seria o responsável por recolher os filhotes de cães e gatos no município e as atribuições das entidades e do município quanto a questão animal.

Fonte: Itapeva News

Você viu?

Ir para o topo