EnglishEspañolPortuguês

Cães rottweiler são retirados de casa após denúncia de abandono em Florianópolis (SC)

17 de julho de 2014
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação/SMC
Foto: Divulgação/SMC

Dois cães da raça rottweiler foram retirados de uma casa na terça-feira (15) em Capoeiras, em Florianópolis, após denúncia de abandono. Segundo o diretor de Bem-Estar Animal, João Eduardo Pereira Cavallazzi, os cachorros estavam com pouca água, sem higiene e a ração estava espalhada pelo chão. Os animais foram levados para inspeção de um veterinário.

Após denúncia de vizinhos, que fizeram um boletim de ocorrência, representantes da Diretoria do Bem-Estar Animal de Florianópolis (Dibea) estiveram na casa. Lá, encontraram dois cães, uma fêmea de cerca de 6 anos e um macho de 2 anos. Conforme os vizinhos, os animais estavam trancados e abandonados na casa, onde não há morador.

Com o quintal fechado e sem ninguém no local, a equipe da Dibea serrou as grades para retirar os rottweilers. De acordo com o diretor do Dibea, tudo indica que o proprietário do imóvel contratou uma empresa de vigilância para cuidar da casa e evitar arrombamentos. “Conseguimos contato com a empresa, que afirmou manter os animais no quintal para preservar o imóvel”, contou.

Para o diretor, o proprietário negou a situação de abandono e disse que limpava o local. Pela análise das fezes dos animais, os cães não se alimentavam todos os dias. Além disso, o balde de água estava vazio quando a Dibea chegou.

Investigação

A Polícia Civil também investiga o caso. Segundo o diretor da Dibea, o laudo do médico veterinário foi entregue ao delegado. “O macho está bem de saúde. A fêmea tem algum tipo de problema, que não sabemos o que é ainda”, disse o diretor. O médico afirmou, porém, que o local onde os animais estavam era insalubre e testemunhas disseram que a situação de abandono já ocorria há algum tempo. Os vizinhos também declararam que havia outros cães na casa e que a empresa trocou os animais.

Na terça, o tutor esteve na 3ª Delegacia de Polícia da Capital e disse ao delegado responsável pelo caso, Ricardo Régis, que é adestrador de cães e que os animais não estavam doentes. Também afirmou que os cachorros só se levantam por ordem dele e que passa todo dia à tarde na casa para alimentá-los. Segundo o delegado, a empresa que forneceu os cães é do próprio proprietário da casa.

Caso a denúncia se confirme, o tutor pode responder a um termo circunstanciado. O diretor da Dibea afirmou que o homem disse que deve entrar na Justiça para pegar os animais de volta. Se não forem devolvidos, os rottweilers serão colocados para adoção.

Fonte: G1

 

Você viu?

Ir para o topo