EnglishEspañolPortuguês

Barra Mansa (RJ) registra 76 casos de maus-tratos contra animais em 2014

17 de julho de 2014
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução / G1
Foto: Reprodução / G1

Os casos de maus-tratos contra animais chamam atenção em Barra Mansa, no sul do Rio de Janeiro. De janeiro a junho de 2014 foram registradas 76 denúncias na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. No entanto, especialistas acreditam que o número pode ser ainda maior, já que a maioria dos casos não é denunciada.

“Às vezes por medo, por medo do agressor ou às vezes fazem pouco caso mesmo, não se interessam. Muita gente pensa que é só um animal, que não é uma vida. Muito pelo contrário, os animais sentem tudo que a gente sente”, disse a diretora de uma organização não-governamental, Aline Moura Gonçalves.

Além dos maus-tratos, o abandono também traz muitos problemas para as três ONGs que se dedicam às causas dos animais no município. “Na época de fim de ano as pessoas soltam, época de férias as pessoas soltam. Já vimos casos da pessoa parar o carro e soltar o cachorro na rua. Descartar mesmo”, afirmou Aline.

Foi o que aconteceu com a cadela Bonita, adotada pela artesã Aline Oliveira Gil Silva. Ela viu quando o animal foi jogado na rua de um carro em movimento.”Um fio amarrado no pescoço e o fio estava apertando muito o pescoço. Tanto que deu um machucado muito forte no pescoço que aparecia até a traqueia dela. Ela só mexia a cabeça, não tinha força para poder levantar. Não mexia nada”, descreveu.

Segundo a advogada Alessandra Medeiros Vieira, a legislação prevê punição para quem pratica maus-tratos contra os animais. “Eles podem incorrer numa pena de reclusão de três meses a um ano, podendo essa pena ser acrescida de um sexto caso venha ocasionar a morte do animal”, disse.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo