EnglishEspañolPortuguês

Ação resgata animais vítimas de maus-tratos em Venâncio Aires (RS)

17 de julho de 2014
2 min. de leitura
A-
A+

Através de denúncia, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente apreendeu na noite de terça-feira,15, nove animais que estavam submetidos a maus-tratos. A ação, que contou com o apoio da Brigada Militar, ocorreu na residência de uma idosa, no bairro Coronel Brito. Foram apreendidos três cães, dois gatos e quatro pássaros exóticos. No mesmo local, no início deste mês, haviam sido resgatados dois cães e dois gatos que estavam sendo criados dentro de gaiolas para pássaros.

Conforme a fiscal do meio ambiente Carin Gomes, a ação cumpriu mandado judicial de busca e apreensão emitido pela juíza Márcia Inês Doebber Wrasse, pois os animais apreendidos nesta tarde estavam todos trancados na casa da idosa. Um dos gatos apreendidos estava amarrado e preso dentro de uma gaveta, enquanto outro, também amarrado, a saída de sua casa bloqueada por uma pilha de tijolos. Dentre os quatro pássaros encontrados, um deles, da espécie Calopsita, foi encontrado sem a cauda.

Outro fato que chamou a atenção dos fiscais foi a presença, no interior da residência, de dois pássaros exóticos já mortos e que haviam sido transformados em enfeites. ‘A idosa nos relatou que os pássaros morreram naturalmente’, aponta Carin. ‘A partir disso, ela afirmou ter retirado os órgãos internos dos animais, passado talco em suas penas e prendido as mesmas em arames, transformando os pássaros em enfeites domésticos’, disse.

O relato da apreensão desta terça-feira será acrescido ao processo administrativo que a idosa responde em decorrência da apreensão realizada no início deste mês, o qual já foi encaminhado ao Ministério Público. Todos os animais apreendidos estão aos cuidados de voluntários da ONG Amigo Bicho e disponíveis para adoção. Os interessados podem contatar representantes da própria ONG ou da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Fonte: Folha do Mate

Você viu?

Ir para o topo