EnglishEspañolPortuguês

Urso polar Arturo continua confinado na Argentina e está enlouquecendo

16 de julho de 2014
3 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Urso Arturo faz movimentos compulsivos no Zoológico. Ele está sendo chamado de "Animal mais triste do mundo". Foto: Daily Mail
Urso Arturo faz movimentos compulsivos no Zoológico. Ele está sendo chamado de “Animal mais triste do mundo” (Foto: Daily Mail)

Continua a luta para salvar Arturo, o urso polar que vive confinado em um zoológico da Argentina e que tem sido chamado de “o animal mais triste do mundo”. Ele está no Zoológico de Mendoza há duas décadas, desde filhote, e ativistas estão denunciando que o seu quadro está piorando visivelmente. As informações são do Daily Mail.

Ele passa os dias confinado em um recinto de concreto, em temperaturas superiores a 40ºC e entrou em depressão desde que sua amiga de muitos anos, Pelusa, morreu há dois anos atrás. Desde então, ele não teve mais contato com nenhum animal de sua espécie, e ativistas relatam que ele está sofrendo de problemas mentais.

Afirma-se que a vida solitária do animal, que está com 29 anos de idade, está causando o seu comportamento anormal, incluindo inclinar a cabeça e mostrar os dentes enquanto anda de um lado para o outro, balançando para os lados.

Arturo vive sozinho e em local de clima oposto ao de seu habitat natural. Foto: Daily Mail
Arturo vive sozinho e em local de clima oposto ao de seu habitat (Foto: Daily Mail)

Arturo sofre porque, além do confinamento e de viver fora de seu habitat, está em uma região com temperatura incompatível para a sua espécie. Ativistas fizeram campanhas para que ele, que só tem acesso à água fria em uma pequena piscina de 50 cm de profundidade dentro de sua clausura, seja removido para outro local que ofereça condições climáticas mais apropriadas.

Há cinco meses atrás, foi negociado para que ele fosse transferido para um zoológico em Winnipeg, no Canadá, onde está localizado um novo centro internacional de preservação de ursos polares, mas o Zoológico de Mendoza bloqueou qualquer esforço nesse sentido alegando que isso seria “um grande erro” pois o animal não iria sobreviver à viagem de dois dias.

Gustavo Pronotto, diretor do zoológico, disse que a saúde do urso corre riscos durante a viagem ou na chegada. “Ele é idoso, e isso deverá requerer muitas horas de anestesia”. A ONG Greenpeace conseguiu reunir 160 mil assinaturas em uma campanha para transferir Arturo urgentemente para o Canadá, que tem o clima mais próximo ao do seu habitat.

A professora argentina Fernanda Arentsen, que leciona na Universidade de Saint-Boniface em Winnipeg, escreveu ao governo de seu país e à embaixada canadense em Buenos Aires a respeito de Arturo. Ela disse ao Winnipeg Free Press no ano passado: “Você pode ver que ele está enlouquecendo. Ele se move do jeito que ursos polares fazem quando estão sofrendo demasiado estresse. Ele parece tão triste. Ele aparenta estar em pânico. Imagine um urso polar no deserto, com uma piscina de 50 cm de profundidade. É difícil olhar esse animal sofrendo e em desespero”, conta a professora, que diz que nasceu em Mendoza e conhece a alta temperatura do local.

O caso de Arturo vem sendo muito comentado nas redes sociais. Há pouco tempo, a cantora Cher escreveu sobre ele em seu Twitter, criticando a presidente Cristina Kirchner e convocando seus fãs a ajudar a pedir por Arturo. No momento, a ONG argentina AFADA tem estado à frente da batalha nos tribunais pela libertação e transferência de Arturo, conforme publicado recentemente pela ANDA.

Segundo o Daily Mail, uma nova petição em prol de Arturo com mais de 200 mil assinaturas deverá ser entregue à presidente Cristina Kirchner.

Assine a petição para que Arturo seja transferido ao Canadá! Clique aqui.

Arturo. Foto: Daily Mail
Foto: Daily Mail

Você viu?

Ir para o topo