EnglishEspañolPortuguês

Projeto de castração de animais abandonados é aprovado pelo Conselho de Saúde de Angra dos Reis (RJ)

16 de julho de 2014
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Depois de muita luta da Câmara Municipal, de ONGs, veterinários e protetores de animais foi aprovado, na última semana, pelo Conselho de Saúde, o projeto de contêineres adaptados para uso veterinário de castração de cães abandonados e domésticos. A ação visa reduzir o número de animais nas ruas e, também, o abandono de filhotes nas vias públicas. A licitação dos contêineres acontecerá ainda neste mês.

As castrações serão feitas pelos veterinários da Secretaria de Saúde, sob responsabilidade de um tutor do animal e, em casos de animais abandonados, de um tutor temporário. A meta é castrar, em média, 10 animais por dia.

Os contêineres, que vão funcionar em sistema de rodízio, a fim de atender toda a população do município, serão instalados nas praças dos bairros e/ou próximos a algum órgão público. Um contêiner também atenderá a Ilha Grande, realizando o serviço de castração na Vila do Abraão e nas praias. Outro começará a prestar o serviço pelo bairro Belém. Os contêineres de castração estarão nos seguintes bairros: Japuíba, Areal, Nova Angra, Campo Belo, Vila Nova, Santa Rita II, Frade, Pontal, Parque Mambucaba, Sapinhatuba I, II e II, Camorim, Jacuecanga, Monsuaba, Ponta Leste e Garatucaia.

As castrações serão feitas por meio de agendamento prévio, na superintendência de Zoonoses. Os contêineres permanecerão na localidade até que todos os animais agendados, no período pré-determinado, tenham sido castrados, tido os pontos retirados e recebido alta do veterinário. “É importante destacar que, neste projeto, todos podem participar, enquanto que, no projeto de contratação das clínicas, somente os cidadãos cadastrados nos programas sociais do governo federal e as ONGs de proteção ao animal serão atendidos. Com estes dois projetos em andamento, pretendemos prevenir e erradicar as doenças transmitidas por cães e evitar as mordeduras,” explicou Romário Gabriel, diretor de Vigilância Ambiental.

Ainda segundo ele, as clínicas já foram licitadas e têm 15 dias para começarem os serviços. O contrato ficará em vigor durante 12 meses e a expectativa é atender 2.500 animais.

A duração do projeto dos contêineres de castração é de 12 a 60 meses, dependendo da demanda existente e podendo ser prorrogado.

É bom lembrar que na última sexta-feira, a prefeitura voltou a se reunir com parlamentares e protetores de animais para reafirmar que o Executivo não tem condições ainda de fazer um abrigo municipal, mas que vai buscar parcerias para poder construir e manter o tão sonhado abrigo.

Fonte: A voz da cidade

 

Você viu?

Ir para o topo