EnglishEspañolPortuguês

Falta acolhimento de animais em Camboriú (SC)

15 de julho de 2014
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Marcos Porto / Agência RBS
Foto: Marcos Porto / Agência RBS

A prefeitura de Camboriú foi pioneira na região ao lançar um programa de chipagem de animais para evitar o abandono. Pelo menos 30 cães são atendidos por mês e, além de receberem o chip, que contém dados do tutor, também passam por castração.

A ideia tem funcionado bem, exceto por um problema: os cães abandonados na rua e principais vítimas dos atropelamentos, por exemplo, não conseguem ser atendidos pelo programa.

Carla Krug, secretária de Meio Ambiente da cidade, diz que como não há ambulatório veterinário em Camboriú a solução é contar com a boa vontade de algum morador que se disponha a cuidar do animal no pós-operatório. Se não houver quem cuide, não é feita a castração.

A secretária admite que há milhares de cães nas ruas de Camboriú e que o problema é sério. Como não consegue castrá-los, está apostando na conscientização. Agentes têm feito palestras em escolas para falar sobre guarda responsável e adoção.

A ideia é, no futuro, criar um ambulatório para os animais. Mas para isso é necessário um recurso que o município não tem. A expectativa de Carla é conseguir a verba com os serviços que necessitam de autorização da secretaria, como terraplanagem e corte de árvores, que só passaram a ser taxados recentemente.

Fonte: Clic RBS

 

Você viu?

Ir para o topo