EnglishEspañolPortuguês

Prefeitura firma parceria com Associação Mata Ciliar para tratamento de animais silvestres

12 de julho de 2014
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No dia 1º de julho, a Prefeitura de Louveira , por meio da Secretaria de Gestão Ambiental, assinou um convênio de parceria com a Associação Mata Ciliar, localizada na cidade de Jundiaí,que visa garantir tratamento veterinário de alta qualidade aos animais silvestres capturados no município. Participaram do ato o secretário de Gestão Ambiental , Cláudio Scalli, a primeira-dama Marlene Montelatto, a secretária de Educação, Juliana Euzébio Araújo, e a bióloga Pâmela Melo.

De acordo com Scalli, a medida é importante para preservar a saúde dos animais silvestres encontrados nas matas de Louveira, o que acontece de forma costumeira. No mês passado, por exemplo, foi encontrado um casal de cachorros do mato em uma área verde de uma empresa da cidade.

Os animais foram observados pela proprietária do local, que contatou a equipe da Secretaria de Gestão Ambiental que, por sua vez, encaminhou-os à Associação para tratamento uma vez que estavam demasiadamente debilitados e sem pelos. Já quase um mês depois, o casal recuperou o peso, chegou à fase final de reabilitação e próximo de retornar ao habitat natural.

Segundo o Secretário de Gestão Ambiental da Prefeitura, é importante ressaltar que o trabalho prestado pela Mata Ciliar tem como principal objetivo reabilitar os animais e soltá-los novamente em um ambiente adequado e o mais próximo possível de onde foram encontrados. “Dessa forma, nós possibilitamos que os animais procriem na natureza e, assim, asseguramos a perpetuidade das espécies e preservamos rica biodiversidade da nossa cidade”, declarou Scalli. “O município de Louveira, mesmo cortado por importantes Rodovias e tão próximo da capital, possui uma rica fauna e importantes fragmentos florestais, tais como: macaco Bugio, sagui, gambá, cachorro do mato, ouriço, tatu, pica-pau e outros animais. É relevante destacar a íntima relação entre a conservação das matas e a preservação dos animais”, disse o secretário.

O convênio também possibilitará o desenvolvimento de projetos de educação ambiental com a Rede Municipal da Educação de Louveira. “A ideia é primeiramente promover visitas monitoradas para os professores da Rede. E posteriormente levar as crianças para conhecer o trabalho da entidade e entender o que a expansão urbana e as ações antrópicas podem implicar para a fauna, além, é claro, de aprender como contribuir para a preservação dos nossos animais”, acrescentou o secretário, “com esta ação, nosso município alça mais um meritório degrau rumo à sustentabilidade e responsabilidade ambiental”.

Conheça a Associação Mata Ciliar

A Associação Mata Ciliar é uma entidades civil sem fins lucrativos, fundada em 1987 com o objetivo de preservar os mananciais através do estudo das espécies nativas e produção de mudas. Em 1997, a Mata Ciliar fundou um Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) na cidade de Jundiaí, com o intuito de prestar atendimento médico veterinário aos animais da fauna silvestre local que chegam ao CRAS em conseqüência de tráfico, queimadas, caça, desmatamento, entre outros motivos, sendo encaminhados à mata ciliar pelo Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Guardas Municipais, além de outras instituições. A Associação também é referência na área de pesquisa com o Centro Brasileiro para Conservação de Felinos Neotropicais, que recebe pesquisadores de outros países para o desenvolvimento de projetos e teses.

Fonte: Prefeitura de Louveira

Você viu?

Ir para o topo