EnglishEspañolPortuguês

Secretaria de Gestão Ambiental e APAF castraram 434 cães e gatos até o mês de junho em Formiga (MG)

11 de julho de 2014
2 min. de leitura
A-
A+

equipe

A Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e a Associação de Proteção aos Animais de Formiga (APAF) realizaram, até junho deste ano, a castração de 434 animais, entre cães e gatos. Essa ação foi realizada por meio do Centro de Defesa à Vida Animal (CODEVIDA), órgão daquela secretaria responsável pelo controle de zoonoses no município. As esterilizações foram realizadas sob a coordenação da médica veterinária Fernanda Pinheiro Lima, diretora do CODEVIDA, e contou com os serviços prestados pela VET CARE, sob a direção do médico veterinário Awilson Viana, especialista em clínica e cirurgia em pequenos animais. O objetivo desse trabalho é o controle populacional de cães e gatos da área urbana e rural do município.

Os recursos financeiros foram oriundos do Conselho Estadual de Defesa de Direitos Difusos (CEDIF), gerido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE). O conselho é responsável pela destinação dos recursos e possui representantes da SEDESE, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), das secretarias de Estado da Fazenda, Meio Ambiente, Planejamento e Cultura e de entidades civis com sede e área de atuação em Minas Gerais. Esses recursos foram obtidos por meio de um projeto apresentado pela APAF e cobrirão os custos com 500 esterilizações cirúrgicas (castração) de caninos e felinos do município de Formiga.

“O apoio da APAF tem sido fundamental na consecução deste projeto, pois o controle da superpopulação de cães em uma cidade é um desafio muito grande para a Administração Municipal e a parceria firmada com a entidade facilita esse trabalho e propicia a manutenção de um programa contínuo que propõe a adoção de procedimentos eficazes que objetivam alcançar, no contexto final, o controle ético da população de cães e gatos em área urbana. Trata-se de uma forma de reduzir os problemas causados ao meio ambiente urbano que decorrem da presença de animais abandonados em vias públicas, assegurar o respeito ao bem-estar animal, bem como a profilaxia de zoonoses”, comentou a veterinária Fernanda.

Fernanda destacou ainda a existência de outros parceiros muito importantes neste programa, como o Centro Universitário de Formiga (UNIFOR), a clínica Veterinária VET CARE, o Ministério Público de Minas Gerais, por meio da 4ª Promotoria de Justiça, a Polícia Militar de Meio Ambiente e a Associação Regional de Proteção Ambiental (ARPA-II). Doze municípios da região Centro-Oeste e Sul de Minas já realizaram visitas técnicas ao CODEVIDA, a fim de implementar essa política pública de controle populacional de cães e gatos em suas áreas de atuação.

“Em 2013, foram castrados pela secretaria 355 animais. Neste ano, até junho, já castramos 79 a mais e o ano ainda não terminou”, explicou o secretário da pasta Jorge Zaidam.

Dos 434 animais castrados até o momento, 100 deles são da zona rural, por meio de parceria com a ARPA-II.

Fonte: Portal Arcos

Você viu?

Ir para o topo