EnglishEspañolPortuguês

Fundema lança em agosto campanha de combate aos maus-tratos e abandono de animais em Joinville (SC)

10 de julho de 2014
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Luciano Moraes/ND
Foto: Luciano Moraes/ND

A Fundema (Fundação Municipal do Meio Ambiente) em Joinville lança em agosto a campanha Posse Responsável, com objetivo de combater os maus-tratos e o abandono de animais domésticos. “O abandono de animais aumentou muito, não só em Joinville, e não só de SRDs como as pessoas imaginam. O abandono de chow-chow, por exemplo, que é um cachorro com um custo alto, é enorme. O de poodle também”, afirma Maria Raquel Migliorini Mattos, diretora executiva da Fundema.

Ela explica que todos os anos, a partir do segundo semestre, a fundação lança uma campanha de educação ambiental. Em 2013, o tema escolhido foi consumo consciente. “Nosso foco principal são as escolas. Distribuímos cartilhas, realizamos jogos e peças de teatro para trabalhar o assunto da campanha com os alunos. Ano passado, com a campanha Consumo Consciente, falamos sobre economizar água, reciclagem de lixo.”

Conforme Maria Raquel, uma companhia de teatro venceu a licitação para elaborar a peça de teatro que será apresentada nas escolas neste ano, sobre os cuidados com animais domésticos.

As atividades educativas acontecerão também em empresas e durante eventos como o Dia da Árvore, 21 de setembro, e a Mostra de Educação Ambiental, no Parque Zoobotânico. “Vamos orientar a comunidade sobre o que são maus-tratos e da importância de não abandonar seus animais domésticos.”

A diretora executiva da Fundema lembra que o abandono de animais é crime previsto na lei federal 9.605, com pena de seis meses a dois anos de prisão. No município a lei complementar no 360 prevê multa de dois até cinco UPMs – avaliada em R$ 222,21 nesta terça (8) – para o infrator.

“A população pode anotar o número da placa do carro da pessoa que abandonar um animal e nos repassar. Mandamos nosso fiscal atrás”, garante Maria Raquel. Conforme a diretora executiva, locais ermos na Vigorelli, Km 7, no bairro Santa Catarina, e na localidade de Morro do Amaral são alguns dos principais pontos de abandono de cães e gatos em Joinville.

Castração gratuita

A Fundema castrou gratuitamente, desde dezembro passado, 3.000 cães e gatos de famílias que recebem até três salários mínimos em Joinville e não teriam condições de pagar um veterinário para realizar o procedimento. “Além dos dois veterinários do Bem-estar Animal, realizamos os procedimentos de castração em clínicas credenciadas. O contrato se encerra em agosto, tem alguns agendamentos ainda”, afirma Maria Raquel Migliorini Mattos.

Segundo a diretora executiva da Fundema, a maioria dos animais castrados eram cachorros. Entre 60% a 70%. O objetivo da campanha de castração é controlar a população de animais domésticos e diminuir também os índices de abandono na cidade. Um censo realizado pela Fundema em 2011, em conjunto com a Fundamas (Fundação Municipal Albano Schmidt), apontou que existem no município cerca de 135 mil cachorros e 45 mil gatos. Maria Raquel explica que o censo foi feito durante a campanha Agentes Ambientais. Foram visitadas 50 mil casas para conseguir fazer uma projeção para todo o município. “Vamos insistir em campanhas de castração para diminuir este número.”

Fonte: Notícias do Dia

 

Você viu?

Ir para o topo