EnglishEspañolPortuguês

'Samu' para animais abandonados começará a funcionar em Florianópolis (SC)

8 de julho de 2014
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Bem Estar Animal/Divulgação
Foto: Bem Estar Animal/Divulgação

A partir da segunda quinzena de julho deve começar a funcionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinário (Samuvet) em Florianópolis. De acordo com o diretor de Bem Estar Animal, João Eduardo Pereira Cavallazzi, o objetivo é ajudar cães, gatos e cavalos abandonados envolvidos em ocorrências como acidentes de trânsito. Somente integrantes da segurança pública poderão acionar o serviço.

A ideia surgiu pela necessidade da padronização dos atendimentos da Polícia Militar em situações como de animais que sofrem ou provocam acidentes, explicou o diretor, que também é da corporação. Por desconhecimento, agentes da segurança pública acabavam não entrando em contato com o Bem Estar Animal. “Resolvemos padronizar esse tipo de atendimento”, disse o diretor.

Logística

Com o Samuvet, as ocorrências serão numeradas. Somente as polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal poderão chamar o serviço. Para atender às ocorrências, foi modificado um automóvel Zafira. O carro foi equipado com uma caixa de transporte, para animais menores, uma maca, para os maiores, e uma mala de primeiros-socorros. Uma carreta pode ser acoplada ao veículo para possibilitar o transporte de até dois cavalos ao mesmo tempo.

Outros animais, como os bovinos, possuem uma legislação diferenciada, explicou o diretor, e estão sob cuidados de outras entidades. No veículo modificado, vão atuar nas ocorrências dois servidores da prefeitura: um motorista e um médico veterinário.

Investimento

Entre as ocorrências mais comuns desse tipo estão cavalos soltos em rodovias, bichos atropelados que provocaram acidentes e animal baleado. A verba usada no projeto foi “mínima”, segundo o diretor. “A gente não investiu R$ 1 mil”, afirmou. Ele explicou que o veículo, que ia a leilão, foi doado pela Secretaria de Educação e os servidores já são da prefeitura. A verba do próprio Bem Estar Animal foi usada na modificação do automóvel.

Como vai funcionar

Durante o atendimento, o médico veterinário avalia se o animal precisa passar por cirurgia ou algum tratamento especial. Em caso positivo, ele é encaminhado, caso haja vaga, para o ambulatório do Bem Estar Animal. Após o procedimento cirúrgico, ele é microchipado, vacinado, tratado contra vermes, castrado e colocado para adoção.

Quem adotar o animal, segundo o diretor, terá direito a atendimento gratuito no ambulatório para o animal enquanto ele viver.

Quando iniciar, o projeto funcionará durante 90 dias em caráter experimental. Nesse período, será avaliada a funcionalidade e de que tipos de equipamentos o veículo usado nos atendimentos precisa.

Fonte: G1

 

Você viu?

Ir para o topo