EnglishEspañolPortuguês

Com enchente, animais ficam ilhados em telhados de casas em Itaqui (RS)

8 de julho de 2014
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: André Azeredo/RBS TV
Foto: André Azeredo/RBS TV

A chuva que atinge o Rio Grande do Sul desde a última semana além de afetar os moradores de várias regiões também impõe um drama aos animais dos locais atingidos. No bairro Cerrinho, um dos mais afetados da cidade de Itaqui, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, aves e gatos estão ilhados sobre telhados de casas invadidas pela água há mais de quatro dias em uma área onde o transporte só é possível através de embarcações.

Na tarde do último domingo (6), os moradores que passavam pelo local podiam observar um filhote de gato, preso no teto de uma casa parcialmente destruída e praticamente submersa. Sem árvores próximas, a única chance do animal é ser resgatado por alguém em um barco. Entretanto, os perigos de realizar o resgate assustam os moradores da região.

“È muito perigoso encostar na casa. Já fomos avisados pela AES Sul [companhia responsável pelo fornecimento de luz em Itaqui] sobre o risco de levar um choque”, explicou José Silveira, 55 anos, que conduziu o G1, de barco, a uma incursão pelas vias que se tornaram extensões do Rio Uruguai.

No telhado de outra residência inundada, dezenas de galinhas seguiam isoladas. Segundo Silveira, o proprietário dos animais preferiu deixá-los no local para impedir a fuga, algo que se tornou rotina nos últimos seis dias, quando quase 30% da cidade ficou embaixo d’água.

Diariamente, as aves são alimentadas pelo proprietário no local improvisado, garante o morador. Para chegar até lá, é preciso pegar um barco.

Foto: André Azeredo/RBS TV
Foto: André Azeredo/RBS TV

Fonte: G1

 

Você viu?

Ir para o topo