EnglishEspañolPortuguês

Dez coisas que os veganos não aguentam mais ouvir

8 de julho de 2014
4 min. de leitura
A-
A+

Por Monika Schorr (da Redação)

Stress

Segundo reportagem do Huffington Post, a única parte difícil de ser vegano é lidar com pessoas. Alguns questionamentos e comentários demonstram interesse verdadeiro pelo assunto, mas outros são intencionalmente irritantes. Todos os veganos, sem exceção, podem afirmar que já se sentiram incomodados por algumas das questões e afirmações mais recorrentes dentro deste tema. Vejam abaixo a relação das observações mais comuns e repetitivas com que os veganos se deparam diariamente e as reações que provocam:

1) De onde você tira sua proteína?

Não! De novo, não! O mito da proteína já foi desfeito há décadas! Prometo a você, com toda certeza, que se ingerir calorias suficientes e tiver uma dieta rica e variada, seu suprimento de proteínas será mais do que suficiente. Reconheço e agradeço sua imensa preocupação com minha saúde, mas eu estou muito bem.

2) Eu só como carne de “abate humanitário” e ovos “ sem crueldade, de galinhas criadas em liberdade”.

Sua tentativa de racionalizar sua conivência com a matança injustificável de seres sencientes, gastando mais dinheiro para comprar carne e ovos de animais “felizes”, não me comove. Se você está seriamente preocupado com a vida dos animais e seu bem-estar, dê um passo à frente e elimine todos os produtos de origem animal de sua vida. Isso não lhe custará um centavo a mais!

3) Você só come alface?

Não! Aliás, detesto alface. A última vez que comi salada de alface foi em um restaurante que achava que esta era a única opção para atender clientes veganos. Surpreendentemente, também gosto de comidas saborosas. Para falar a verdade, eu como o mesmo que você. Não há nada que não posso ser feito na versão vegana.

4) Minha amiga tornou-se vegana e todo seu cabelo caiu.

Vou levar a sério seu comentário, apesar de ter certeza que ela é amiga de pessoas que conheço. Talvez a dieta dela não estivesse bem balanceada, o que pode ter levado a problemas de saúde. Qualquer pessoa pode ser vegana e saudável. Acredite-me, seu cabelo não vai cair. Pode confiar em mim.

5) Eu jamais poderia ser vegana, mas respeito sua decisão.

Agradeço. Você sabe, tomei essa decisão por estar preocupado apenas comigo mesmo. É uma escolha pessoal que não afeta a vida de mais ninguém! Estou certo que os animais respeitam você por respeitar minha decisão! Vá em frente. Continue pensando desse jeito.

6) Bacon!

Será que é possível parar com essa porcaria de bacon? Já entendi! Você é um idiota e gosta de sair por aí anunciando ao mundo que come cadáveres e que, definitivamente, não é vegano. Você não pensa nos animais e acredita que porco é comida. Até parece que você é um vegano enrustido que ainda não saiu do armário.

7) Eu gostaria de ser vegano, mas adoro queijo.

Quem não gosta de queijo? É por isso que existe uma grande variedade de queijos veganos no mercado. Os veganos conseguiram elaborar todos os pratos do planeta que usam queijo em sua receita. Prometo que existe vida depois do queijo! Chama-se queijo vegano, tem o mesmo sabor que o não vegano e nenhum sofrimento em sua composição.

8) Você parece normal.

Obrigado, você também parece. Sei que esperava que eu fosse algum tipo de hippie magérrimo e que fosse atirar tinta vermelha em você, mas acredite, sou tão “normal” quanto você! Gosto do sol, de me exercitar e até sei como me comunicar com os outros de forma apropriada!

9) Você é membro do PETA?

E você? É membro do NRA (Associação Nacional de Rifles da América, que defende a caça)? Sei que pode parecer chocante, mas você não precisa pertencer a nenhum tipo de organização para ser vegano! Você pode tomar essa decisão de forma totalmente independente. É simples. Basta querer. Aliás, antes que eu me esqueça, não tenho nenhuma simpatia pelo PETA.

10) Eu amo cachorros e gatos.

Eu sei, você ama profundamente seus cães e gatos que resgatou de situação de perigo, salvando suas vidas. Você até fez uma doação em dinheiro para um comercial de fim de noite na TV para ajudar os animais (gatos e cachorros). Você está quase lá! Na hora em que puder sentir essa mesma empatia e compaixão por todos os animais, então se tornará uma pessoa ética e coerente.

 

Você viu?

Ir para o topo