EnglishEspañolPortuguês

ONG tenta libertar elefante que vive cativo há 35 anos nas Filipinas

7 de julho de 2014
3 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Foto: PETA
Foto: PETA

Imagine alguém que foi embarcado quando jovem para um lugar assustador e estranho, e que nunca mais poderá ver novamente a sua família e seu lar. Mas nenhum alerta é emitido por sua ausência, nenhuma recompensa é oferecida pelo seu retorno. Isso ocorre muitas vezes quando a vítima é um animal não humano, e foi o caso de Mali, a elefante solitária do Zoológico de Manila que foi levada do Sri Lanka em 1974 quando ainda era bebê, e passou os últimos 35 anos em um pequeno recinto de concreto. As informações são da PETA.

Se um humano desejar fazer o exercício de se colocar no lugar de Mali, basta tentar imaginar-se, vivendo toda a sua vida em um quarto do tamanho de uma cama, vendo as mesmas quatro paredes todos os dias, e sem amigos ou companhia, nem nada com o que passar o tempo ou que lhe forneça conforto, sem nunca poder sair. Assim é exatamente a vida de Mali.

Hoje, Mali é apenas uma pequena sombra do animal majestoso que ela deveria ser. Ela é o único elefante cativo nas Filipinas, e precisa ser libertada sem demora. A presidência das Filipinas assinou uma diretiva declarando que Mali deve ser transferida para um santuário após uma avaliação de sua saúde. Um santuário pode oferecer milhares de quilômetros para caminhar, lagos para banhar-se, vegetação fresca para a sua alimentação e, o mais importante, a companhia de outros elefantes. Mas, apesar do fato do escritório da PETA na Ásia ter oferecido cobertura total dos custos da transferência, autoridades estão travando os esforços da ONG para facilitar a remoção de Mali para um santuário.

A PETA, que recentemente conseguiu a libertação do elefante Sunder após um trabalho incansável que durou dois anos, está também à frente da campanha para libertar Mali. A ONG preparou uma carta para ser enviada ao embaixador das Filipinas no Reino Unido e às autoridades filipinas pedindo para que façam tudo o que for possível com a maior urgência para mover Mali para o santuário. Assine a carta no site da PETA .

Segue a tradução da carta:

“Por favor ajude a libertar a elefante Mali”

“Prezado oficial:

Mali passou 35 anos no Zoológico de Manila. Ela é o único elefante cativo nas Filipinas – e um dos mais tristes do mundo. A solidão que ela enfrenta é comovente.

Conforme tenho certeza de que o sr. tem conhecimento, nesse ambiente atual, são negados à Mali a socialização, o estímulo, o espaço para explorar e tudo o mais que seria tão natural e importante para ela. Mali sofre intenso confinamento, solidão, tédio e isolamento, em uma área que está longe de ser uma fração do tamanho de seu habitat natural.

Mas você tem uma chance para mudar isso. Será que você poderia fazer todo o possível para facilitar a transferência de Mali para um santuário, como ordenado por uma diretiva do Gabinete do Presidente?

O Zoológico de Manila tem a chance de juntar-se a um número crescente de zoológicos progressistas – incluindo vários no Reino Unido e nos EUA – que já perceberam que não podem satisfazer as necessidades complexas dos elefantes e fecharam as suas exposições desses animais. O governo da Índia ordenou que todos os elefantes em zoológicos sejam transferidos para santuários públicos.

Por favor, ajude a dar a Mali a vida que ela realmente merece.”

 

Você viu?

Ir para o topo