EnglishEspañolPortuguês

Prefeitura do Rio retira gatos de sua sede sob protesto de ONGs

5 de julho de 2014
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Marcelo Elizardo/ G1
Foto: Marcelo Elizardo/ G1

A prefeitura iniciou a retirada de cerca de 52 gatos de sua sede, na Cidade Nova, no Centro do Rio, na manhã desta sexta-feira (4). Os animais viviam no Centro Administrativo São Sebastião, na Cidade Nova. A decisão de retirar os animais aconteceu após denúncia de possível insalubridade nos locais habitados pelos gatos. A operação aconteceu sob protestos de representantes de ONGs que defendem os animais.

Os gatos apareceram no local na década de 90 e passaram a ser tratados por voluntários e organizações, que dão tratamento veterinário e alimentação. Uma integrante da Associação Nacional de Implementação dos Direitos dos Animais (Anida) alega que a prefeitura está descumprindo a lei de animais comunitários, de 2008, que garantiria a permanência dos felinos no local.

Durante a operação, funcionários da prefeitura utilizaram uma rede para capturar os animais. Após a captura, eles “dobravam” a rede com os gatos dentro, para que não tentassem fugir. Os integrantes das ONGs gritavam para os felinos fugirem.

Após o fim da retirada, os gatos devem ser levados para o gatil São Francisco de Assis, no Centro, e para a Fazenda Modelo, em Guaratiba, na Zona Oeste. No entanto as ONGs alegam que os animais não recebem tratamento adequado nestes locais.

Segundo a Prefeitura, a medida foi tomada pois a Subsecretaria de Vigilância Sanitária constatou que a urina e as fezes deixadas pelos animais ofereciam riscos à saúde das pessoas que frequentam o prédio, principalmente as crianças da creche da Prefeitura.

Quando o local foi vistoriado, constatou-se ainda que os gatos também estavam sujeitos a perigo. Muitas vezes, ficavam feridos e até morriam no contato com a rede elétrica. Como esclareceu a Prefeitura, o CASS acabou se tornando lugar onde as pessoas costumavam abandonar gatos, inclusive doentes, o que dificultava o controle de doenças.

“Eles não são bem cuidados (nesses locais). Aqui as organizações compram rações de qualidade para eles. Nos abrigos eles dão Ração de baixa qualidade. Aí eles já acostumaram com a ração boa e não comem a outra”, disse Andrea Lambert, representante da Anida.

O secretário de proteção e defesa dos animais, Rafael Aloísio Freitas, esteve no local e afirmou que só cumpriu ordens do prefeito. “Estou aqui para poder garantir a proteção dos animais e a determinação do prefeito”, disse o secretário.

A integrante integrante da ONG Oito Vidas Lilian Queiroz conseguiu recuperar um dos gatos da prefeitura, durante a retirada.

Fonte: G1

 

Você viu?

Ir para o topo