EnglishEspañolPortuguês

Exame aponta envenenamento de animais em condomínio de Ribeirão Preto (SP)

4 de julho de 2014
2 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Gisele Denadai/Arquivo Pessoal)
(Foto: Gisele Denadai/Arquivo Pessoal)

A necropsia feita nos animais encontrados mortos no Condomínio Jardim das Pedras, no Jardim Paulista, zona Leste de Ribeirão Preto, nos dias 21 e 22 de junho, apontou indícios de envenenamento. O exame necroscópico foi realizado pelo Bosque e Zoológico Fábio Barreto.

O delegado Luiz Geraldo Dias, da Delegacia de Proteção ao Animal de Ribeirão, afirmou que vai analisar o laudo veterinário para, então, avançar nas investigações.

Na última segunda-feira (30), três seguranças do residencial prestaram depoimento sobre a morte dos oito animais (seis gatos, um cachorro e um gambá). Segundo o delegado, eles disseram não ter visto ninguém suspeito entrando ou saindo do condomínio nos dias das mortes.

Dias informou que a motocicleta por meio da qual os seguranças fazem a ronda do condomínio está quebrada e, por isso, os profissionais da vigilância estavam divididos nas duas portarias do condomínio, que ficam longe do bloco B7, onde os animais foram encontrados.

Mais um segurança será ouvido nesta sexta-feira (4) e outros dois na próxima semana.

Manifestação

No dia 27, cerca de 30 pessoas se reuniram no condomínio em uma manifestação contra a suposta matança. Panfletos com os dizerem “não à crueldade” foram entregues aos moradores.

“Foi uma forma de tentar amolecer o coração de quem fez isso”, disse Izildinha Aparecida Valério, de 52 anos, uma das organizadoras da manifestação. Ela alimenta alguns gatos que aparecem no condomínio e, quando consegue, castra os animais. De acordo com ela, a presença dos gatos é importante no condomínio, porque eles caçam os ratos existentes nos porões.

(Foto: Reprodução/ EPTV)
(Foto: Reprodução/ EPTV)

A vereadora Viviane Rodrigues Alexandre (PPS) esteve na manifestação e disse que pretende organizar uma palestra educativa para conscientizar os moradores do condomínio de que praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais é crime e, ainda, esclarecer a importância da esterilização dos gatos.

Viviane, que é defensora dos direitos animais, também tem a intenção de montar um grupo de patrulha no condomínio para acompanhar a situação dos animais e evitar qualquer tipo de maus-tratos.

“Vou fazer de tudo para que a pessoa que cometeu esse crime seja punida”, garantiua parlamentar.

Fonte: Jornal A Cidade

Você viu?

Ir para o topo