EnglishEspañolPortuguês

Mais de 150 gatos abandonados serão levados para colônias superlotadas

4 de julho de 2014
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Secretaria de Proteção e Defesa dos Animais do RJ (SEPDA) e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vão despejar, nesta sexta-feira, mais de 150 gatos que vivem nos arredores do prédio onde funciona o Centro de Administração São Sebastião (CASS), o centro administrativo da prefeitura.

Os animais serão levados para o Gatil São Francisco de Assis e, talvez, para a Fazenda Modelo, locais que já estão superlotados por conta da quantidade de animais abandonados pela cidade.

A Associação Nacional de Implementação dos Direitos dos Animais (ANIDA) mostrou preocupação pelo fato de que a retirada será feita em dia de jogo do Brasil na Copa, e os animais podem não receber a assistência necessária. Além disso, alegam que a remoção é inútil, já que, em pouco tempo, outros gatos estarão no local novamente.

A colônia do CASS foi criada há mais de 15 anos devido ao grande número de gatos abandonados. No local, os gatos são alimentados com ração premium, castrados e tratados em clínicas veterinárias, em casos de doença. As despesas são pagas por voluntários.

Secretaria dos Animais garante integridade e saúde dos gatos

Em nota, a Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais (Sepda) informou que a decisão de retirar os gatos saiu após denúncias de funcionários da Secretaria de Fazenda de que os locais onde os animais estavam eram insalúbres. O texto afirma que uma vistoria técnica foi feita no local.

“Coube a Sepda cumprir a determinação com o suporte veterinário e logístico juntamente com o CCZ, abrigar os animais no gatil São Francisco de Assis que fica no Centro do Rio, que terá uma área específica para esses animais e garantir que essa transferência seja feita preservando a integridade e saúde dos gatos”.

Fonte: Sidney Rezende

Você viu?

Ir para o topo