EnglishEspañolPortuguês

Elefante Sunder está finalmente livre e chega a santuário

3 de julho de 2014
3 min. de leitura
A-
A+

Por Marcela Sini do Prado (da Redação)

Sunder já está se sentindo em casa em seu novo ambiente (Foto: PETA)
Sunder já está se sentindo em casa em seu novo ambiente (Foto: PETA)

Por mais de dois anos, milhares de apoiadores preocupados da PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) vêm acompanhando com grande entusiasmo a história de um jovem elefante na Índia. Sunder suportou anos de abuso no templo indiano onde foi mantido em cativeiro, e as grandes campanhas para resgatá-lo surtiram efeito e ganharam atenção de pessoas dedicadas ao redor do mundo. Agora, graças aos esforços da PETA Índia, com assistência da PETA UK, assim como ações de defensores compassivos, Sunder está livre das mãos de quem o maltratava. As informações são de Ingrid E. Newkirk, fundadora da PETA.

Sim, Sunder foi retirado das pessoas que o maltratavam e movido de forma segura para seu novo lar no vasto Parque Biológico de Bannerghatta, que fica entre uma linda floresta com lagoas e rios. Ele tem uma terrível ferida na perna e um inchaço, mas está sendo tratado no momento e terá a chance de se integrar gradualmente a sua nova comunidade com elefantes no parque e aprender a confiar pela primeira vez desde que foi arrancado de sua mãe há mais de 14 anos.

Ao invés de estar acorrentado Sunder está livre no santuário ao ar livre (Foto: PETA)
Ao invés de estar acorrentado, Sunder está livre no santuário (Foto: PETA)
(Foto: PETA)
(Foto: PETA)

A PETA Índia está conversando, internacionalmente, com especialistas em elefantes a fim de garantir que Sunder receba todo o tratamento necessário para sua recuperação. Ele suportou anos de um sofrimento horrível. Como revelam as investigações da PETA Índia, ele foi agredido severamente e abusado de diversas maneiras.

Para que o animal se libertasse de seus agressores físicos e mentais, as campanhas favoráveis a ele tiveram que superar barreiras imensas, incluindo o comportamento inescrupuloso, a disseminação deliberada de informações errôneas, tentativas de chantagem religiosa, uma pressão enorme de várias quadrilhas, brigas judiciais e corrupção política.

Pela primeira vez Sunder tem contato com outros elefantes (Foto: PETA)
Pela primeira vez Sunder tem contato com outros elefantes (Foto: PETA)
(Foto: PETA)
(Foto: PETA)

Foi necessária mais de uma vila para resgatar este elefante que vinha sofrendo abuso há muito tempo – foi preciso um grande esforço internacional por cerca de dois anos. A PETA agradece quem ajudou a ONG a ganhar esta importante vitória para Sunder escrevendo ou ligando aos órgãos oficiais do governo ou postando alertas no Facebook.

Veja abaixo vídeo de Sunder aproveitando o seu primeiro banho no lago do santuário:

Você viu?

Ir para o topo