EnglishEspañolPortuguês

China "desobriga" empresas de cosméticos de testarem seus produtos em animais

3 de julho de 2014
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A China acabou com a obrigação de testar todos os produtos cosméticos em animais, ao abolir a lei que tornava obrigatórios os mesmos em prol do bem-estar animal. Assim, testar produtos cosméticos comuns, como xampus ou cremes deixa de ser obrigatório.

Em vez de testar os produtos em animais, as empresas deste setor podem utilizar métodos alternativos ou dados já existentes para avaliar a toxicologia dos produtos. Contudo, a nova medida não é perfeita, uma vez que apenas abole a obrigatoriedade dos testes, o que significa que se as empresas assim o desejarem poderão continuar a fazê-lo. No que respeita aos produtos importados, o testes em animais vão continuar a ser obrigatórios.

Embora não seja a medida perfeita, a alteração foi bem acolhida pelos ativistas ambientais e animais, que indicam ser um importante passo da direcção certa. “É um ponto de partida importante”, defende Troy Seidle, director de investigação e toxicologia da Humane Society International, cita o Dodo.”

Atualmente, a China testa produtos cosméticos em 300.000 coelhos, porquinhos-da-Índia, ratos e outros animais. Os ativistas indicam que o próximo passo é aplicar a nova medida aos produtos importados e acabar com os testes animais pós-mercado, onde os cosméticos continuam a ser testados já depois de terem sido lançados no mercado.

*Esta notícia foi escrita, originalmente, em português europeu e foi mantida em seus padrões linguísticos e ortográficos, em respeito a nossos leitores.

Fonte: Green Savers

Você viu?

Ir para o topo