EnglishEspañolPortuguês

Morre a arara que inspirou filme "Rio"

2 de julho de 2014
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Presley, ararinha que inspirou Blu, no filme Rio, tinha uma idade aproximada de 40 anos quando morreu, na última quarta-feira (25). A ave teria sido uma das últimas da espécie a nascer fora de cativeiro.

A morte de Presley se torna um símbolo na luta contra o tráfico de animais, especialmente de pássaros brasileiros. As ararinhas, de nome científico Cyanopsitta spixii, são consideradas exintas em ambiente selvagem. A situação ocorre tanto pelo comércio quanto pela falta de espaço para construírem seus ninhos.

Agora, existem menos de 100 ararinhas vivas – todas em cativeiro, dentro de refúgios ao redor do mundo. E essa população é ameaçada por defeitos genéticos causados por reproduções consanguíneas. Presley era a oportunidade de diminuir esses defeitos, ao se relacionar com fêmeas, já que não teria parentesco com elas. Mas, durante anos de tentativas, não conseguiu produzir filhotes.

A similaridade de Presley com Blu, de Rio, é inegável. Mais de dez anos atrás, ele foi encontrado vivendo no Colorado (EUA) após passar por casas na Europa desde que era filhote.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Em 2000, a última ararinha conhecida desapareceu das matas brasileiras. Nessa época, Mickey Santi, a tutora de Presley, foi informada sobre a identidade e o potencial de sua ave – e concordou em trazer a arara para o Brasil. Assim como Blu, Presley não conseguia voar – e precisou passar por reabilitação.

Durante o último ano, exames mostraram que Presley tinha alterações em seu batimento cardíaco e, na semana passada, ele perdeu o apetite. A ave foi levada para Botucatu para tratamento, mas não sobreviveu. Cientistas esperavam, durante os próximos meses, coletar espermatozóides de Presley para tentar a inseminação artificial de uma fêmea – procedimento inédito que, agora, não poderá ser realizado.

Fonte: Revista Galileu

Você viu?

Ir para o topo