EnglishEspañolPortuguês

Castramóvel começa cadastro de cães e gatos em Poços de Caldas (MG)

2 de julho de 2014
2 min. de leitura
A-
A+
Castramóvel vai percorrer bairros para cadastrar e castrar animais (Foto: Assessoria de Imprensa)
Castramóvel vai percorrer bairros para cadastrar e castrar animais (Foto: Assessoria de Imprensa)

Um novo programa pretende reduzir o número de cães que vivem soltos pelas ruas em Poços de Caldas (MG). Lançado pela prefeitura da cidade no último mês de maio, o castramóvel – um ônibus com uma sala cirúrgica para animais – começou as primeiras atividades nesta segunda-feira (30), no bairro São José. O objetivo é cadastrar os animais que vão passar pelo procedimento cirúrgico nos próximos dias 10 e 17. Nesta primeira etapa serão beneficiadas 50 pessoas, sendo que cada uma pode inscrever até dois animais, o que totaliza 100 castrações.

De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Poços de Caldas é o primeiro município do Sul de Minas a realizar o projeto e o quinto do país a ter uma unidade móvel de castração de cães e gatos. Segundo a coordenadora do programa, Sheila Patresi, serão cadastrados cães e gatos machos, de qualquer raça ou porte, desde que tenham mais de dois meses e sejam saudáveis e aptos para o procedimento. Futuramente, fêmeas também passarão pelo procedimento.

“Para fazer o cadastro, a pessoa deve ter renda de até dois salários mínimos, possuir algum auxílio do Governo Federal e obrigatoriamente residir no bairro em que está o ônibus, neste caso o São José. É necessário apresentar cópia da identidade, comprovante de renda, comprovante de residência e cópia do auxílio”, explicou.

Ainda de acordo com ela, não é necessário levar o animal no ato da inscrição, apenas a documentação exigida. Já na data marcada para a cirurgia, o transporte será de responsabilidade do tutor.

Em uma segunda etapa, o programa vai percorrer outros bairros e regiões da cidade, para castrar mais animais em cada uma delas.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo