EnglishEspañolPortuguês

Leoa aparece em área comercial de Utah e morre no mesmo dia

1 de julho de 2014
3 min. de leitura
A-
A+

Por Patricia Tai (da Redação)

Foto: Jeffrey Allred/Associated Press
Foto: Jeffrey Allred/Associated Press

Uma fêmea de leão da montanha apareceu na última sexta-feira na região de um shopping center no subúrbio de Salt Lake City, em Utah (EUA). Ela foi capturada e acabou sendo morta no mesmo dia. As informações são do Associated Press e do USA Today.

O animal foi visto atravessando a rua e entrando no Jordan Commons, em Sandy, pouco antes das oito horas da manhã, segundo informações do sargento Dean Carriger.

Os policiais encontraram a felina agachada na entrada de uma churrascaria. Apesar do horário, havia dezenas de pessoas circulando, muitas das quais indo para um edifício comercial próximo.

Algumas estavam tirando fotos da leoa e filmando, enquanto outras desconheciam o fato do animal estar lá, contou Carriger.

“Eu fiquei assustada”, disse Leesha Francis à KUTV. Ela trabalha em um prédio no local e viu o animal quando passava com sua colega Maddie Gilbert, que também disse ter achado “um pouco chocante”.

O animal não tentou atacar ninguém, porém a sua presença em si assustou as pessoas. Mas ela estava também amedrontada.

Segundo a reportagem, houve um momento em que ela correu; foi quando um policial deu-lhe um tiro porém não a acertou.

A leoa fugiu, pulou uma cerca e escondeu-se entre arbustos próximos a uma linha de trem. Dois oficiais do serviço de vida selvagem chegaram e cercaram o animal com a ajuda das cercas ao redor dos trilhos, alvejando-a com um dardo tranquilizante uma hora e meia depois, relata Carriger.

Foto: Star Telegram
Foto: Star Telegram

A felina aparentava ter dois anos de idade e pesava 45 kilos, conforme conta Scott Root, porta-voz da Divisão de Recursos de Vida Selvagem de Utah. Ela estava ainda sob o efeito do tranquilizante na tarde de sexta-feira e, quando acordasse, os oficiais planejavam soltá-la na natureza em Utah, disse Root, que comentou que ela não estava agindo de maneira agressiva e não tinha uma história de captura reincidente, então seria dada a ela “uma segunda chance”.

Mas a leoa não teve tal “chance”. Ela não recuperou a consciência após os efeitos do tranquilizante e morreu na sexta-feira à noite. Root disse que “não é comum animais selvagens morrerem após a sedação, mas não é inédito”.

O corpo do animal será examinado nesta segunda-feira pelo Laboratório Diagnóstico Veterinário de Utah, para verificar se fatores internos contribuíram para a sua morte, conforme a reportagem.

“Algo errado”

Avistamentos de leões da montanha são frequentes em Sandy, um subúrbio no sul de Salt Lake City com a população de aproximadamente 90 mil pessoas. Mas a maioria dos felinos é vista no lado leste da cidade, que aninha-se aos pés da cordilheira Wasatch, diz Carriger. Este shopping center, o Jordan Commons, fica no oeste da cidade, a aproximadamente 5 milhas (8 km) das montanhas.

Autoridades acreditam que a leoa tenha seguido um dos desfiladeiros que correm de leste a oeste em Sandy e não percebeu o quão longe tinha ido.

“É incomum um leão dirigir-se a uma área tão populosa como essa, por isso deve  haver algo de errado nisso”, declarou Root ao Salt Lake Tribune.

Nota da Redação: Mais uma vez o ser humano pratica a inversão, considerando-se dono do meio que invade e tratando o animal como invasor. Se a região onde leões costumam ser vistos fica a 8km desse local, é uma distância relativamente próxima. A leoa estava na porta de uma churrascaria porque provavelmente estava com fome. Da mesma forma que tantos outros animais cujo habitat foi destruído e ficam privados das fontes naturais de alimentação, ela foi até lá pois estava faminta, e morreu sem ter a sua necessidade atendida.

Você viu?

Ir para o topo