EnglishEspañolPortuguês

Com proximidade do frio, animais ganham casa especial e cobertor

9 de junho de 2014
2 min. de leitura
A-
A+

Com a chegada do frio, os tutores de animais domésticos precisam redobrar os cuidados. Sob baixas temperaturas, eles sofrem como os humanos e ficam com dor de garganta, podendo desenvolver até uma pneumonia. Veterinários recomendam que os tutores ofereçam um lugar quente para dormir, vacina e roupas para protegê-los.

De acordo com o veterinário de Araçatuba (SP), Felipe Ferreira, os sintomas nos animais começam com tosse, espirros, secreção no nariz até chegar a uma pneumonia, em casos mais graves. A prevenção é possível com vacinas para a gripe, que devem ser tomadas anualmente e aplicadas a partir dos dois meses de idade do animal. A maiorias da clínicas possui o remédio pelo valor de R$ 40 a R$ 60.

Acessórios também ajudam a aquecer os animais. Roupas, camas e até cobertores são algumas das opções. Segundo o proprietário de petshop, Leandro Gargioni, o estoque foi antecipado para que não falte mercadoria este ano. “Temos que cuidar dos nossos bichos, não deixo ele passar frio pois se ficar doente, sai muito mais caro depois”, comenta a cliente Josiane Nubiato.

A pedagoga Eliana Trevelin deixa suas gatas aproveitarem a independência durante o dia, mas durante a noite, não podem passear. “Eu não as deixo ficar no frio, elas ficam mais dentro de casa para se proteger. O carinho, cuidado, amor, dedicação são essenciais, porque quem não quer cuidar de um animal, que não o tenha ”, comenta Eliana.

Ao contrário dos humanos, os animais ficam bem mais dispostos com a temperatura dos últimos dias. Portanto, a alimentação deve ser de 20 a 30% maior, afinal, eles gastam mais energia nesta época do ano. “Eles ficam um pouco mais agitados porque o tempo fica mais fresco, e assim, demoram mais para se cansarem”, explica Michele Sobral, adestradora e dona de uma creche para cães.

Pequenos cuidados com locais quentes para se abrigarem, imunização e alimentação correta ajudam a manter os animais saudáveis.

Fonte: CBN

Você viu?

Ir para o topo