fortes convicções

Presidente vegetariano é eleito em Israel

Por Patricia Tai (da Redação)

Reuven Rivlin, presidente eleito em Israel, fala à imprensa no parlamento. Foto: Yonatan Sindel / Times of Israel
Reuven Rivlin, presidente eleito em Israel, fala com jornalistas no parlamento (Foto: Yonatan Sindel / Times of Israel)

O parlamento israelense elegeu na última terça-feira, dia 10, o novo presidente de Israel, Reuven Rivlin. Aos 74 anos de idade, Rivlin é o décimo político a presidir o país, e o primeiro presidente vegetariano em Israel. As informações são do Haaretz, do Anonymous for Animal Rights in Israel e do Times of Israel.

Rivlin atua no cenário político de Israel desde 1988, e sua declaração pública como vegetariano e favorável aos direitos animais não ocorreu apenas agora. Em 2009, o parlamento (Knesset) discutia a mudança do nome da “Lei de Bem Estar Animal” (Animal Welfare Law) para “Lei de Direitos Animais” (Animal Rights Law), uma vez que a lei de Israel não reconhecia animais como entidades portadoras de direitos.

FAÇA PARTE DO #DiaDeDoarAgora EM 5 DE MAIO

Os parlamentares defensores da alteração, como o Ministro Yaakov Margi, pediram a mudança da nomenclatura argumentando que a lei vigente denominada de bem estar animal levava o governo a tratar os animais com o mesmo status legal das entidades inanimadas.

Na época, porta-voz do parlamento e tutor de cães, Rivlin mostrou grande interesse no debate.

“Eu não sei o que faria com a pessoa que matou o meu cão Stephan”, disse ele durante o discurso de Margi.

Em seguida, Rivlin descreveu suas fortes convicções com relação aos animais:

“Eu não como carne, sou vegetariano por razões éticas. Meu cachorro foi levado para um canil por ter mordido alguém, ou alguém acusou-o de haver mordido. O canil era próximo a um matadouro. Quando eu vi como eles abatem (sic) os animais, tornei-me vegetariano. Isso foi há mais de 40 anos atrás”.

Rivlin deixou de comer carne nos anos 60, quando o vegetarianismo ético era, com relação aos dias atuais, ainda muito mais incipiente no mundo.

Foto: Anonymous for Animal Rights in Israel
“Reuven Rivlin, primeiro presidente vegetariano em Israel” (Foto: Anonymous for Animal Rights in Israel)

 

2 COMENTÁRIOS

    • Parabéns presidente , que os outros governantes também possam evoluir moralmente e espiritualmente com o seu exemplo de respeito , ética e compaixão a todos os seres sencientes… aos direitos animais , a vida…. Ao meio ambiente.
      È uma vergonha , covardia e violência , esse sistema primitivo , cruel com os animais não humanos e também com a mãe terra….

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui