EnglishEspañolPortuguês

Mutirão castra 60 animais em bairro de Piracicaba (SP)

3 de junho de 2014
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Claudinho Coradini/JP
Foto: Claudinho Coradini/JP

Sessenta cães e gatos foram castrados no último fim de semana, na 9ª edição do programa Castração Legal, realizado pela Prefeitura Municipal, por meio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Canil Municipal, Secretaria Municipal da Saúde e com apoio da ONG Vira Lata Vira Vida.

O evento aconteceu na Escola Estadual Jardim dos Manacás, no Santa Teresinha, e contou com a participação de voluntários.

De acordo com Eliane de Carvalho Silva, coordenadora e veterinária do CCZ, o estudo e a seleção dos locais onde serão realizados os mutirões são feitos em parceria com o Programa Saúde da Família.

“Eles tem contato direto com a comunidade e têm uma visão mais ampla da quantidade de animais abandonados, maltratados e no cio”.

Ela relatou que a escolha de realizar os mutirões nas escolas é pelo espaço maior, que facilita o atendimento e a realização das castrações. “Enquanto são realizadas as cirurgias nos animais, os donos recebem as orientações necessárias para os cuidados a serem tomados com o animal. Após a castração, é implantado um microchip para um maior controle.”

Segundo Caique de Souza, presidente da Ong Vira Lata Vira Vida, 90% dos animais cadastrados são fêmeas, mas nem sempre todos comparecem na data agendada.

“É muito importante castrar o macho, pois em uma noite ele consegue ter contato com mais de 30 fêmeas, sendo que a cirurgia é mais simples e a recuperação mais rápida.”

Diretora da escola, Andrea Mainardes explicou que a conscientização de alunos e pais é imprescindível. “Aqui tem muito abandono.”

Fonte: Jornal de Piracicaba

Você viu?

Ir para o topo