momentos de tensão

Justiça determina o bloqueio de contas da ONG SUIPA no Rio de Janeiro (RJ)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Sociedade União Internacional de Protetora dos Animais (Suipa) vive mais momentos de tensão. De acordo com a presidente da instituição, Izabel Nascimento, as contas bancárias estão perto de serem bloqueadas para o pagamento de uma dívida de R$ 15 milhões.

Izabel afirmou ao SRZD que vive um “pesadelo”. Nesta sexta-feira, ela pediu ajuda para que um procurador federal impeça o bloqueio da conta que reúne o dinheiro dos sócios da Suipa. Segundo a presidente da instituição, o bloqueio faria com que os funcionários ficassem sem salários, e animais sem alimentação.

O desespero de Izabel é tanto, que ela enviou um e-mail (o conteúdo foi conseguido com exclusividade pelo SRZD – leia abaixo) para o Ministério da Justiça. Ela quer que o ministro José Eduardo Cardozo interceda aos juízes que determinaram o bloqueio das contas bancárias. A presidente da Suipa espera que as dívidas também sejam perdoadas. “Tenho esperança, pois não foi uma dívida criada por malícia, mas pela falta de reconhecimento das autoridades”, disse.

FAÇA PARTE DO #DiaDeDoarAgora EM 5 DE MAIO

O SRZD tentou contato com o Ministério da Justiça, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.

Leia parte do e-mail da Suipa ao Ministério da Justiça:

Tentarei ser o máximo objetiva, para que possa esclarecer ao senhor o motivo deste meu email, que tem como foco principal, o não fechamento da SUIPA – SOCIEDADE UNIÃO INTERNACIONAL PROTETORA DOS ANIMAIS, existente no Brasil há 71 anos, a mais antiga proteção animal, conhecida em todo o País e também internacionalmente por ter o maior abrigo de animais de todos os continentes e por continuar realizando um trabalho de saúde pública, sem violência, salvando e protegendo vidas.

– A SUIPA é uma associação civil , sem fins lucrativos, nunca recebeu qualquer tipo de ajuda internacional ou das autoridades municipais, estaduais ou federais.

– Existe desde 1943 e, em 1945, recebeu oficialmente o título de utilidade pública federal e, em 1975, o certificado de entidade filantrópica.

– A cada três anos, os membros da diretoria e conselho fiscal são eleitos pelo quadro social, através de assembléia geral ordinária.

– Não existe qualquer tipo de pagamento direcionado aos membros da diretoria ou do conselho fiscal, que trabalham gratuitamente por amor à causa.

– A SUIPA vem sendo mantida, todos esses anos, com as contribuições mensais de cerca de quinze mil brasileiros que são associados à SUIPA.

– As despesas da SUIPA, todos os meses, são maiores que as receitas e as dívidas existentes são constantes.

– A SUIPA abriga atualmente cerca de quatro mil animais, de diversas espécies, a maioria cães e gatos abandonados pela população.

– A SUIPA tem a utilidade pública municipal e estadual.

– A SUIPA trabalha há anos nas comunidades em diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro, fazendo o controle populacional de animais, através da esterilização, conforme orienta a OMS – ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE.

– A SUIPA tem diversos programas educativos e preventivos de saúde pública e não tem qualquer patrocínio, apenas a ajuda do quadro social para a manutenção dos seus programas.

– A SUIPA recebe há anos ofícios do MINISTÉRIO PUBLICO, JUIZES e PROMOTORES para abrigar animais e fazer visitas a imóveis, tendo que mandar relatórios com as soluções que foram tomadas pela SUIPA.

– A SUIPA recebe animais de delegacias, prefeituras, bombeiros, defesa civil, empresas como LAMSA, CCR, hospitais, escolas públicas e privadas etc….

Em 1995, no governo Sr. Itamar Franco, o CNAS – CONSELHO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, cancelou de diversas associações e também da SUIPA, os dois títulos = filantropia e utilidade pública federal, alegando que a SUIPA não se “enquadrava” nas exigências daquele órgão, por tratar de “animais” e não de “pessoas”.

A SUIPA contratou advogados em Brasilia, mesmo sem condições financeiras, para tentar restabelecer tanto a filantropia quanto a utilidade pública federal, sempre tendo os pedidos indeferidos.

Como consequência pela perda de ambos os títulos, a SUIPA deixou de ser isenta no pagamento de impostos e, a partir de 1995, começou a ser cobrada pelo governo federal, para pagar mensalmente cerca de sessenta mil reais referente ao INSS PATRONAL, por ter cerca de cento e cinquenta funcionários contratados.

Devido a falta de condições financeiras, a dívida da SUIPA junto ao INSS PATRONAL tornou-se impagável, estando hoje em torno de QUINZE MILHÕES DE REAIS.

A população que conhece o trabalho da SUIPA, através de petições, das redes sociais, de matérias e comentários de jornalistas diversos, artistas, intelectuais e da mídia em geral, vem esperando um final feliz para a SUIPA, com a devolução de ambos os títulos para a proteção animal mais tradicional brasileira, além do perdão da dívida, pela Presidente da República.

Se a SUIPA fosse uma empresa e tivesse lucros, certamente iria cumprir com os seus deveres junto às autoridades governamentais. Enretanto, a SUIPA faz o que o poder público é omisso em fazer ou porque não quer ou porque não sabe e isso é público e notório por todos os brasileiros! Existem milhares de proteções e de protetores desconhecidos pelo Brasil, que são marginalizados pelas autoridades, por estarem fazendo o que deveria ser realizado pelo poder público, o que está muito distante de acontecer em nosso País…….

A SUIPA pode funcionar como uma empresa, mas ela não tem qualquer tipo de lucratividade, sobrevivendo à duras penas, com a ajuda de brasileiros que conhecem e confiam no seu trabalho, direcionado à causa animal, tendo como consequência a saúde pública.

Em 07 de maio de 2014, estive em Brasília. No referido dia, vários documentos foram protocolados, sempre solicitando o restabelecimento da filantropia, da utilidade pública federal e o perdão da dívida, pela Sra. Dilma Rousseff, para que a SUIPA possa continuar trabalhando em favor de todos os animais = humanos e não humanos.

Por quê este email é em caráter emergencial?

Porque a SUIPA já está sendo “executada” em todos os sentidos!

Por isso, venho lhe pedir que converse com o Dr. Cardozo, para que ele ABRACE A SUIPA NESTE MOMENTO DESESPERADOR!

Hoje tomei conhecimento que as contas bancárias da SUIPA serão bloqueadas por esses dias. Nessas contas, vem sendo depositadas as contribuições mensais dos milhares de associados que ajudam a SUIPA para que ela não feche os portões. Se houver bloqueio, centenas de funcionários ficarão sem salários e, milhares de vidas inocentes, ficarão sem alimentação…

Fonte: SRZD

41 COMENTÁRIOS

  1. Izabel a guerreira dos tempos modernos, tal qual a mártir francesa,ambas imoladas vivas no fogaréu de uma justiça humana falha que não sem motivos tem seus olhos vendados e seus ouvidos fechados aos clamores públicos que advogam sua causa bendita de renúncia, desprendimento sacrifício e amor. Uma justiça que não atira longe as vendas desnecessárias para enxergar o óbvio à sua frente é um poder injusto que não protege quem prioriza a proteção do mais fraco, quem se anula para defender o desprotegido e quem realiza o milagre de acordar todos os dias para a tarefa de repartir o alimento, o agasalho, o remédio e o próprio coração por milhares de carinhas dependentes dela. Quem fará isso se a Suipa acabar?!

  2. Não acredito no que li! Bloquear a única chance de animais não morrerem e de funcionários continuarem suas atividades é insano.
    Os animais ali abrigados não sabem o que é Justiça, Leis e penhora e precisam da SUIPA – e do trabalho valoroso e incansável da Bebel – para sobreviverem.

    Que horror fazerem isso com uma Instituição que é do bem e para o bem animal.

    Bebel/SUIPA o que nós podemos fazer?

    • se fosse uma empresa de telecomunicação as dividas seriam perdoadas ( como já ocorreu ), bancos , empresas tem dividas atenuadas, ou por meios mágicos as dividas desaparecem. Mas agora se trata de animais… podem morrer serem jogados na rua maltratados e ate flechados… isso pode… Vamos pensar melhor na hora de votar neles. Lembrar do que fazem e principalmente o que deixaram de fazer…

  3. Chega de corrupção! Chega de desrespeito com os cidadãos de bem e com os animais! Exigimos respeito! Exigimos que os governantes se coloquem no lugar deles: são SERVIDORES PÚBLICOS!! Deveriam trabalhar a nosso favor, pelo bem-estar da população e dos animais!! Basta! Respeirem a SUIPA, senhores governantes! Vocês são nossos servidores! Trabalhem por nós!

  4. Digo, respeitem a SUIPA! Os animais merecem respeito! A direção da SUIPA, seus colaboradores e seus associados merecem respeito! Qualquer governo tem a obrigação de trabalhar pelos cidadãos e respeitar os animais!

    • Que tristeza a suipa chegar a essa situação, pois essa ong faz um trabalho de educação humanitária e ambiental, ela faz o trabalho que é da obrigação do governo…
      Que covardia …. O que a justiça tem que bloquear, não bloqueia.
      Está na hora da sociedade se unir com os protetores e as ongs pra defenderem os animais que são ignorados pelo governo…
      Quanta omissão e crueldade…..
      Acordem brasileiros e vejam a situação dos animais abandonados. Que sofrem maus tratos e explorações…..Falta vontade política, políticas públicas de verdade pra resolver essa omisssão e crueldade com a fauna…Quanta injustiça .. Falta respeito aos direitos animais, ètica e compaixão.O governo que não está cumprido com seus deveres…..Onde está a civilização dessa gente???
      Justiça, justiça divina!!!

  5. Essa instituição faz muitíssimo mais do que os “senhores do engenho” que estão querendo bloquear as contas.
    Afinal, cão e gato não votam né.

    • Sim, existe! A Suipa me mandou a seguinte informac,ão: Se voce puder, escreva aos amigos que moram na Suécia, em outros países, mesmo brasileiros, ou estrangeiros, que escrevam para a presidente Dilma, que mandem cópia para o email que é da equipe do jornalista SIDNEY REZENDE que tem ajudado MUITO, fazendo matérias importantes e divulgado no PORTAL SRZD, como você e seus amigos poderão ver no link abaixo:

      http://srzd.com/noticia/230281

  6. A SUIPA deveria sim ser ressarcida de todo o ARDUO trabalho que faz na defesa e proteção aos animais…
    e como o Estado é ausente na tutela dos animais abandonados , problema de saúde publica …Este sim deveria, ‘perdoar’ a divida e começar a colaborar com as ONGs, que vivem endividadas…

    Um ABSURDO! Um descaso e falta de respeito com quem trabalha, pela vida destes inocentes…

  7. UMA ENTIDADE ANTIGA COMO A SUIPA, COMO OS PODERES PÚBLICOS PODEM QUERER PREJUDICAR Ñ A INSTITUIÇÃO, MAS SIM OS ANIMAIS Q LÁ VIVEM. DIZEM Q HÁ SUPER LOTAÇÃO , Ñ NEGO, MAS SE HÁ É JUSTAMENTE PORQUE TIVERAM Q IMPLORAR AO GOVERNO DO ESTADO DO RJ Q LHE CEDESSE UM TERRENO PRÓXIMO PARA AUMENTAREM AS ACOMODAÇÕES DOS ANIMAIS. E TUDO ISSO É CONSTRUÍDO C/ DOAÇÕES
    DIZAM Q HÁ ANIMAIS DEMAIS O Q É ABSURDO.
    NÃO SEI SE AS PESSOAS Q DIZEM ISSO TEM CONSCIÊNCIA DE Q TODAS AS MANHÃS, EMBORA A SUIPA SE NEGUE A ACEITA MAIS , AMANHECEM AMARRADOS NA GRADE DO PORTÃO. VÁRIOS ANIMAIS…
    O Q A SUIPA DEVERIA FAZER? JOGÁ-LOS NA RUA?
    ALGUM ÓRGÃO GOVERNAMENTAL TERIA CONDIÇÕES DE ASSUMIR O NUMERO DE ANIMAIS Q ELES TEM LÁ?
    SÃO OS PROTETORES PARTICULARES Q RESGATAM A MAIORIA DOS ABANDONADOS E C/ SEU PRÓPRIO SALÁRIO, MTS VEZES ,OU C/ DOAÇÕES, CUSTEIAM OS MESMOS.JÁ OPEREI 2 CADELAS LÁ E USEI OUTROS SERVIÇOS, MT BEM FEITO E BEM ABAIXO DO PREÇO COBRADO PELAS CLÍNICAS VETERINÁRIAS. ROUBAM TANTO O POVO E AINDA QUEREM TIRAR DINHEIRO DE UMA INSTITUIÇÃO Q VIVE DE DOAÇÕES? ESSE PAÍS É (DES)GOVERANADO POR CRÁPULAS.

  8. This is totally absurd! They CANNOT close Suipa! I have been involved in the work of Suipa for nine years now, and I deeply admire and respect this fantastic organization!
    A whole world is looking at Brazil at this moment of “Copa de Mundo” and I’m sure a whole (animal-loving) world will react strongly to this sad business! I will contact newspapers here in Sweden and try to engage them in this terrible matter.
    Please – everybody – try to help by writing e-mails and by contacting politicians, newspapers etc.

  9. Uma desumanidade! Pobres dos animais ali abrigados, que não terão como sobreviver. Serão colocados em câmaras de gás? Ou soltos e entregues à própria sorte? Como sócia há anos, venho pedir, encarecidamente, um olhar de compaixão, para com essas criaturas de Deus!

  10. Esse governo não te respeito pelas pessoas (vide aposentados ) quer mais é que a Suipa se dane mesmo.Tenho NOJO do PT e do PMDB. Dois cânceres do Brasil.

    • Temos que nos unir ao bem de pessoas que trabalham e precisam receber por isso pelo seu sustento e da família.
      Aos animais sem palavras esses precisam de nós realmente
      são nossos irmãozinhos menores,vamos nos unir pelo amor do bem.

  11. Izabel, você é uma vencedora…. isso é só mais um susto, para provar para todos que sua (e nossa também) causa é nobre e DE UTILIDADE PUBLICA sim e FILANTROPICA também, não se desespere…. esse ano é de eleição e a corja que está lá em cima, vive de expedientes eleitoreiros… não se arriscarão a perder essa infinidade de votos. Deus está conosco, confie.

  12. Vamos nos juntar e ir para porta da sulipa fazer uma manifestação, para que todas as emissoras divulguem a meteria e com certeza isso vai ser melhor…. Pode contar comigo.

  13. Situação séria e preocupante, já é momento da OAB RJ se manifestar a respeito dessa ação, que prejudica os quadro funcional e animais lá protegidos.

  14. Não existe nenhuma pedição algo que todos possam assinar e ajudar nessa causa? É um absurdo! Um lugar conhecido por todos no RJ e sempre cuidou dos animais desamparados, além de ajudar animais de pessoas que não tem condições de arcar com os valores dos veterinários comuns. Como pode algo assim acontecer? E as Igrejas que ganham milhões e não pagam nenhum imposto? Incrível como o BRASIL é um país que tenho vergonha de ter nascido.

  15. O q me deixa P.. é q bancam um monte de inútil em diversos setores públicos em todo o país, e agora tomam atitudes como essa agora. Deixar de pagar um salário, que com certeza deve ser de fome, a pessoas que devem precisar e muito, e dar de comer aos animais, é muita sacanagem. Podem ter acreditar, o deles tá bem guardado.É um nojo!!!

  16. o juiz mandou bloquear as contas da suipa? então porque asuipa não solta todos os animais e leva para o maracanã na abertura da copa? solta todos eles no maracanã…quero ver o que farão…MATAR ANIMAL É CRIME…FARÃO O QUE ENTÃO????

    • Ótima ideia! Só há um problema: como na abertura da copa, assim como nos demais jogos haverá um número enorme de animais no local, uns fardados, outros não, alguns até de terno e gravata poderá haver uma briga muito grande entre os de quatro patas e os de duas pernas.

  17. poxa
    nao acredito nisso a unica chance de animais de ruas (aqueles que as pessoas pegam filhotes e depois jogam na rua como se vc objetos ou brinquedos ) terem uma segunda chance e querem acabar com ela isso e uma tremenda de uma maldade com os pobres animais

  18. eu sao socia,contribuo todo o mes, e meu dinheiro nao pra nenhum espertalhao passar a mao.e sim pra ajudar os bichinhos sem um lar ,sem ter o que comer. que justica e essa,matar os animais de fome e justo,onde

  19. SOCORRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRO

    MAIS DE 4 MIL ANIMAIS VAO MORRER . É ISSO MESMO… O GOVERNO ISENTOU A FIFA DE PAGAR IMPOSTOS NA COPA, MAS QUER COBRAR 15 MILHÕES DE IMPOSTOS DA SUIPA, UMA ORGANIZAÇÃO DE PROTEÇÃO ANIMAL QUE TEM MAIS DE 70 ANOS. PELO AMOR DE DEUS!!!!! VAMOS DIVULGAR!!!!!!!!! AMIGOS PELO AMOR DE DEUS AJUDEM COMPARTILHEM NÃO PODEMOS DEIXAR ISSO ACONTECER

  20. Usineiros riquíssimos perdoados; banqueiros milhardários perdoados; clubes de futebol, maloca de espertos e ricos dirigentes perdoados ou nunca cobrados pela (im)previdência. E no meu entender os acima citados não valem zero virgula nada frente a SUIPA. Mas…aqui é brasil (minúscula proposital), logo…

  21. Não consigo aceitar tamanho absurdo. Uma entidade destas NUNCA poderia deixar de ser considerada filantrópica e de utilidade pública. Cobrar impostos da SUIPA é inconcebível. Se podem “perdoar” dívidas de bilhões de dólares de países na África, porque não perdoar uma dívida muito menor que nem deveria existir??? Pois se trata de uma entidade filantrópica e de utilidade pública e isto TEM QUE SER RECONHECIDO. Vocês não podem ser tão cruéis de deixar vários funcionários sem dinheiro e mais de 4 mil animais morrerem de fome. Seria a coisa mais absurda que este governo pode cometer.

  22. É lamentável a situação da SUIPA, já que presta serviços de grande utilidade pública para todos nós. Contribuo para esta instituição há 6 meses e estou profundamente triste com a notícia do bloqueio de suas contas. É um verdadeiro absurdo a intransigência com que este governo vem agindo e a falta de respeito com a população do Rio e com os animais. A Presidenta Dilma disponibiliza verbas para custear um porto em Cuba, sem contar tantos outros absurdos, mas não reconhece a importancia do servico prestado por esta instituição que já existe a tantos anos. Se a SUIPA fechar, a responsabilidade será toda deste governo que já perdeu o respeito por parte de muitos brasileiros!!!

  23. esse Brasil é imundo eu odeio o brasil será que vão ter coragem de fechar a SUIPA o que vai ser dos animais??? se a Dilma fizer isso eu perdi todo respeito por ela

  24. Infelizmente só tenho a lamentar pelo suipa,a dona em si é uma pessoa que vi que realmente ama os animais porém seus médicos são de extrema falta de compaixão com animais e proprietários.Estava com minha cadela em trabalho de parto ,onde uma outra veterinária já havia constatado a presença de um feto morto colocando a vida da minha cadela em risco e dos outros filhotes vivos,digo vivos pois paguei fora pela ultra sendo que no dia anterior havia comparecida a suipa e informado a situação onde levei o dia inteiro para uma consulta e não consegui fazer a ultra pois não levei o pedido da ultra da outra veterinária,No dia seguinte já com a outra ultra na mão e informando a gravidade para não perder os outros filhotes fui mal tratada por médicos e tive que esperar com minha cadelinha tendo contração o tempo inteiro sem conseguir sem conseguir parir pois o feto morto estava na passagem até as quase 13:00 da tarde no que acabou com os fetos mortos.Alguns da limpeza vi que realmente amam os animais porém médicos ,a anestesista não me pareceram em nenhum momento ter algum tipo de amor a nenhum animal e respeito pelos donos em desespero,me foi dito que tinha emergência e só vi os sócios entrarem se a emergência fosse o caso sempre vi a suipa com bons olhos mas acho que a dona deveria prestar mais atenção em seus funcionários e trocá-los por quem realmente se preocupa com o bem estar dos animais.Ficou claro que só bia vontade se responsabilidade não adianta.

  25. Deveria ser obrigação do governo sustentar uma instituição dessa, e eles ainda querem acabar com ela ?! ABSURDO !!! Bandidos eles sustentam e ainda pagam um salário para as famílias. Isso infelizmente é o brasil que temos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui