EnglishEspañolPortuguês

A inteligência dos chimpanzés

23 de junho de 2014
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reuters
Foto: Reuters

A cada dia, com mais frequência, temos informações da capacidade e inteligência dos chimpanzés para entender e resolver problemas colocados em sua frente, como fazem os humanos. Em uma última descoberta de cientistas japoneses, trabalhando com um casal de chimpanzés e um de humanos no jogo desenvolvido pelo prêmio Nobel de Economia de 1994, John Nash, eles demonstraram uma habilidade matemática similar ou superior a humana.

Nesse jogo, que explora a previsibilidade frente a um computador, ganha quem prevê a atitude do contrário. Os chimpanzés dominaram o jogo, após se acostumarem ao mesmo.

Nossa experiência com chimpanzés também nos leva às mesmas conclusões. É difícil enganar um chimpanzé quando ele não deseja ser enganado. Já tentamos muitas vezes e só ganhamos a parada quando eles nos deixaram ganhar.

O grande problema dos chimpanzés, como dos humanos, é a falta de concentração, que gera falta de produtividade, muito habitual na grande maioria dos Homo sapiens, e seus irmãos, os Troglodites. Johnny é um chimpanzé que viveu em uma casa de humanos vários anos, sabe muitas coisas, mais do que imaginamos. Eu estou acostumando-o a limpar seu túnel de lixo de restos de embalagens especialmente. Coloco uma pequena caixa de papelão em sua bandeja de alimentos, e coloco algum lixo que fica fora do túnel, e peço para ele que me dê outras embalagens, e ele vai colocando-as na caixa. O problema, como com toda criança, é que ele deseja mais brincar que trabalhar e se desconcentra com facilidade.

O mesmo acontecia na infância do grupo de Guga  quando os levava ao rio todos os dias. Pedia para eles me ajudarem a tirar galhos da beira da corrente e todos se faziam de desentendidos; só Carlos me ajudava a limpar a área. Nisso, como os humanos, também são mestres na simulação. Como falo repetidamente, se algum dia eles, como os humanos somente há 50.000 anos, aprenderem a articular palavras e falar, rapidamente eles obteriam os direitos que lhe são negados.

Lamentavelmente, os humanos, que não toleram a concorrência, os extinguirão na próxima década.

Notícia relacionada (em espanhol):

http://actualidad.rt.com/ciencias/view/130828-chimpances-juegos-matematicos-rapido-humanos

Você viu?

Ir para o topo