EnglishEspañolPortuguês

Gurupi (TO) inicia projeto de encoleiramento em massa de cães para controlar o avanço da Leishmaniose Visceral

6 de junho de 2014
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet

Em 2013, a cidade de Gurupi – TO teve 11 casos humanos de leishmaniose visceral, com 03 óbitos constatados. A doença também atinge os cães. Uma das formas de combater o avanço do problema é, justamente, prevenir que os animais sejam infectados. Por isso, depois de estudos que comprovaram o perfil endêmico da região, o município foi escolhido para receber o projeto “Avaliação da efetividade do uso das coleiras impregnadas com inseticida para o controle da leishmaniose visceral’’, promovido pelo Governo Federal.

A iniciativa consiste no encoleiramento em massa de cães com Scalibor, um colar impregnado com deltametrina a 4%, princípio ativo repelente e inseticida recomendado pela Organização Mundial da Saúde como uma das principais formas de controle da doença. A coleira é indicada para o combate dos insetos transmissores da leishmaniose (flebotomíneos), moscas e como auxiliar no controle de carrapatos e pulgas. O encoleiramento em Gurupi teve início no dia 20 de maio.

A cidade foi analisada pelo Ministério da Saúde e escolhida de acordo com a gravidade da doença em humanos. De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses – CCZ, órgão responsável pelo controle de agravos e doenças transmitidas por animais, além dos casos humanos, Gurupi teve 1.200 casos caninos positivos.

“Nesse primeiro momento serão 08 bairros escolhidos e destes, 03 terão os cães encoleirados e os outros 05 serão monitorados para o controle da doença”, explica o Dr. Henrique Alencar Araújo, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Os bairros contemplados pelo encoleiramento serão: Alto da Boa Vista, Parque das Acácias e Sol Nascente. Já os que receberão o monitoramento serão: Jardim do Buriti, Jardim Medeiros, Pedroso, Vila Independência e São João Lisboa da Cruz. Cerca de 2.000 cães receberão a coleira em Gurupi, na primeira etapa da ação.

Para Andrei Nascimento, médico veterinário e Gerente Técnico da MSD Saúde Animal, essa iniciativa, assim como já ocorreu em outras regiões do país e do mundo, ajudará a reduzir a incidência da doença em humanos, o número de óbitos e a prevalência canina diminuindo a dependência da morte induzida, que é hoje a principal estratégia de combate à leishmaniose visceral no Brasil. ”A coleira à base de deltametrina a 4 % repele e mata o mosquito transmissor da leishmaniose sendo a conscientização do seu uso fundamental para controlar a expansão da doença”, explica Nascimento.

As coleiras Scalibor® serão distribuídas gratuitamente pelo governo, de casa em casa, acompanhadas por um exame de sangue de rotina, realizado regularmente para diagnosticar a evolução da doença na comunidade canina.

Você viu?

Ir para o topo