EnglishEspañolPortuguês

Falando de Futebol

28 de junho de 2014
1 min. de leitura
A-
A+
(Jornal da Tarde)
(Jornal da Tarde)

Nesta foto histórica, publicada no Jornal da Tarde de São Paulo no dia 28/09/2005, um incipiente time de futebol de cinco primatas não humanos e um humano era fotografado no Santuário de Grandes Primatas de Sorocaba, afiliado ao Projeto GAP, que cumpria na época 6 anos de existência. Na foto, Tião, o centro avante, carregando a bola, enquanto Guga e Noel observavam os jornalistas, e Carlos e Emílio se distraiam com a movimentação.

Ao fundo, eu conversava ao celular, um dia após a tragédia: 24 horas antes, um fato terrível tinha acontecido no Zoológico de Salvador, Bahia. Suíça, chimpanzé fêmea, que estava pronta para ser libertada e juntar-se aos seus companheiros de Sorocaba, com quem tinha convivido anos a fio no passado, foi encontrada morta em sua jaula, após a refeição. Dias antes, o Professor Dr. Heron Santana e um grupo de procuradores e advogados ambientalistas tinham impetrado o primeiro Habeas Corpus para um chimpanzé em nosso país, e possivelmente no mundo, com possibilidades reais de ser concedido. A suspeita de envenenamento pairou no ar, durante semanas, sem poder ter sido confirmada.

Em homenagem à memória de Suíça e à Copa do Mundo, reproduzimos esta excelente matéria do biólogo e escritor Fernando Reinach, colunista do Jornal o Estado de São Paulo, que faz jus a habilidade e inteligência dos chimpanzés – nossos irmãos esquecidos -, que também sabem, entre outras muitas coisas, jogar futebol, o que não é só um privilégio humano.

Notícia relacionada:

http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,chipanzes-podem-jogar-futebol-imp-,1515794

Você viu?

Ir para o topo