EnglishEspañolPortuguês

Cão abandonado em mala fechada é resgatado em terreno baldio em RO

25 de junho de 2014
2 min. de leitura
A-
A+
Cão ainda está em tratamento e ainda corre riscos (Foto: Aliny Ripke/Arquivo Pessoal)
Cão ainda está em tratamento e ainda corre riscos (Foto: Aliny Ripke/Arquivo Pessoal)

Um cachorro doente foi encontrado na manhã de segunda-feira (23) dentro de uma mala fechada em um terreno baldio no Bairro Moisés de Freitas, em Vilhena (RO). O animal, em estado grave, foi resgatado pela veterinária Aliny Ripke que o socorreu e encaminhou para uma clínica no município. Polícia Civil irá instaurar inquérito para investigar o caso.

De acordo com Aliny, o cachorro foi encontrado por um homem que passava no local. “Um rapaz ouviu barulhos e ao abrir a mala viu que tinha um cachorro e então deu água e procurou ajuda”, conta.

Segundo a veterinária, o animal está em estado grave e pode estar com cinomose, doença viral contagiosa que atinge primeiro os sistemas respiratório e digestivo. No estágio mais avançado, o vírus atinge o sistema nervoso do animal. “Ele já estava debilitado e como ficou dentro da mala, respirando com dificuldade, sem se alimentar e sem tomar água isso só agravou o seu estado”, explica.

O animal já foi medicado e está sendo mantido no soro, mas de acordo com Ripke, ainda corre risco de morte.

Investigação

Veterinária resgatou o animal e agora realiza o tratamento (Foto: Aliny Ripke/Arquivo Pessoal)
Veterinária resgatou o animal e agora realiza o
tratamento (Foto: Aliny Ripke/Arquivo Pessoal)

De acordo com o delegado regional, Fábio Campos, maus-tratos contra animais é considerado como crime, a pessoa pode pegar até três anos de prisão, além de multa. “Nunca tive um conhecimento tão grave de maus-tratos como o deste cachorro vivo em uma mala. A gente sabe que acontece, mas dessa gravidade é raro”, explica Campos.

O delegado pede para que caso alguém saiba de alguma informação que possa identificar o agressor, que entre em contato através do telefone 197 da Polícia Civil. A denúncia pode ser anônima. “Por se tratar de um crime, nós vamos investigar e montar o inquérito civil”, afirma Fábio Campos.

Solidariedade

A veterinária conta que realiza esse trabalho de resgate de animais há cinco anos e conta com a parceria de alguns amigos e clientes que ajudam no custeio de remédios, exames e alimentação. “Sempre que encontram um animal que sofreu maus-tratos ou que está debilitado, me avisam e eu faço o socorro. É um trabalho em parceria”, conta.

Além de cuidar do animal, a veterinária afirma que está procurando o antigo tutor do cachorro. Ripke acredita que o tutor tenha abandonado o animal por não ter condições de pagar o tratamento. “Falta de condições não justifica ter largado o cachorro para morrer. Vou tentar localizá-lo para que seja punido pelo que fez”, ressalta.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo