EnglishEspañolPortuguês

Secretaria de Saúde fará castração gratuita em cães e gatos em Angra dos Reis (RJ)

30 de junho de 2014
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Saúde, publicou no Boletim Oficial do Município, a homologação do chamamento público para clínicas veterinárias realizarem castrações em cães gratuitamente. A ação é apenas a primeira de uma série que visa também reduzir o número de animais nas ruas e evitar o abandono de filhotes.

A implantação do projeto em Angra dos Reis tem outra etapa. A locação de containers itinerantes, que percorrerão os bairros, realizando cirurgias nos animais. Com as ações, a Secretaria de Saúde pretende diminuir o risco de transmissão de doenças entre animais e entre animais e o homem. A prefeitura passará a ter grande impacto no controle de zoonoses e no bem estar da sociedade e dos animais que nela vivem.

“É uma conquista para o município. Estamos trabalhando para que não tenhamos doenças vindas dos animais errantes, que são os cachorros que vivem nas ruas, abandonados pelos donos. Castrados, os animais não terão mais filhotes e a população terá cada vez menos risco de ter uma doença provinda de um animal abandonado”,  frisou a Ana Paula Borba, médica veterinária da Coordenação de Zoonoses.

Os procedimentos consistem em cirurgias de OSH (retirada dos ovários, tubas e útero) nas fêmeas, e Orquiectomia (retirada dos testículos) nos machos.

Homologado o chamamento, as clínicas devem começar a realizar as cirurgias em, aproximadamente, 15 dias. O processo se deu por meio do credenciamento das clínicas veterinárias que atenderam aos critérios estabelecidos no edital do chamamento.

O contrato ficará em vigor durante 12 meses e atenderá 2,5 mil animais.

Os munícipes que estão cadastrados nos programas sociais do Governo Federal e as ONGs de proteção ao animal serão atendidos pelo programa. Esses poderão castrar seus animais de forma gratuita.

O dono do animal, que possui cadastro nos programas do Governo Federal, poderá procurar o setor de Zoonoses para agendar a cirurgia de seu animal. Basta apresentar a comprovação da inscrição no cadastro do Governo Federal, bem como RG, CPF e comprovante de residência. Os gastos com transporte do animal até a clínica é de responsabilidade do tutor.

É importante ressaltar que os cuidados com o pós-cirúrgico (no domicílio) é de responsabilidade do tutor do animal. Após o período, indicado pelo médico veterinário, o tutordeverá retornar a clínica para retirada dos pontos e liberação do animal.

Mais informações pelo telefone (24) 3377-4025.

Fonte: Diário do Vale

Você viu?

Ir para o topo