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Projeto “Animais” estimula estudantes para a preservação das espécies

30 de junho de 2014
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Alunos mostram a onça e o macaco confeccionados durante as aulinhas de estudo
Alunos mostram a onça e o macaco confeccionados durante as aulinhas de estudo

A primeira infância é o momento mais importante para o desenvolvimento intelectual das crianças. Com base nesta premissa, escolas de educação infantil de Taquara, incentivadas pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, estimulam o conhecimento dos estudantes, ensinando, por meio de atividades lúdicas, temas como a preservação do meio ambiente. A Escola Municipal de Educação Infantil Leonel de Moura Brizola, no bairro Empresa, desenvolve há dois meses o projeto “Animais”, abrangendo 70 alunos, visando a ensinar as espécies de animais existentes, bem como os seus hábitos e as formas de proteção a cada um deles.

A professora Raquel Catiana Scherer Pinheiro diz que o trabalho é feito em conjunto com todos os professores das turmas da manhã e tarde. “Estamos trabalhando sobre os diversos animais que existem no meio ambiente, como os marinhos, os da floresta, silvestres, domésticos e de jardim, procurando passar a todos os pequenos a importância que cada animalzinho tem ao planeta”, comenta Raquel. “A turminha confeccionou o livro ‘Os animais do Mundinho’, que utiliza formas geométricas para a sua montagem”, reitera.

Além de Raquel, o projeto é trabalhado pelas professoras Daniela Martins, Cátia Furquim, Viviana Schirmer, Dianete Gottliieb, Tatiana Correa da Silva e Patrícia Ferreira da Rosa. Para Cátia, o mais importante é a consciência da preservação ensinada aos alunos. “Os estudantes aprendem a conviver com os animais, explorando bastante cada um deles, deixando o medo de lado. As famílias são integradas, pois ajudam as crianças a confeccionarem os trabalhinhos de casa. É um projeto bem gratificante”, revela Cátia.

Daniela estuda um animalzinho por semana, identificando os seus hábitos e as principais características de cada um. “Estudamos o macaco, a onça, e, em virtude da Copa do Mundo, estamos estudando o tatu, vendo as diferenças do tatu da copa e do tatu da floresta”, observa a professora. A diretora Carmem Lúcia Breyer ressalta que o contato das crianças com a natureza é essencial ao desenvolvimento delas. “Os alunos aprendem com muita naturalidade como precisam do Meio Ambiente e como a natureza precisa deles, e, tudo o que é necessário fazer para preservar os animais que vivem nela”, observa a diretora.

Fonte: Jornal Panorama

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