Para evitar abandono, 5 mil animais de Ribeirão Preto (SP) receberão microchip


A partir de julho desse ano, 5 mil cães e gatos de Ribeirão Preto (SP) começarão a ser castrados e identificados individualmente, através de um microchip subcutâneo implantado nos animais. O objetivo da ação, realizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, é reunir informações sobre os animais domésticos da cidade em um único sistema, além de conscientizar os moradores sobre a importância do controle populacional e da posse responsável.

O projeto custará R$ 548 mil, sendo que 91% do valor será repassado pelo governo estadual e o restante pago pela Prefeitura. O secretário do Meio Ambiente, Daniel Gobbi, explicou que o serviço será gratuito, mas ainda está em fase de licitação. A empresa vencedora terá 14 meses para executar o trabalho, priorizando os animais da população de renda mais baixas e as fêmeas jovens de caninos e felinos domésticos.

Gobbi disse ainda que os bichos contemplados serão escolhidos mediante um senso realizado pela Secretaria da Saúde, sobre a quantidade de cães e gatos domiciliados em Ribeirão.

Abandono

O zootecnista e chefe do Bosque Fábio Barreto, Alexandre Gouvêa, afirmou que o alto número de animais abandonados nas ruas de Ribeirão se tornou uma questão de saúde pública, e a única solução para o problema é a castração dos animais, associada à conscientização sobre posse responsável. Além disso, segundo Gouvêa, o cadastramento e a identificação deles por meio de microchips fará com que os proprietários possam ser cobrados em casos de abandono e maus-tratos, por exemplo.

Gouvêa afirma ainda que a esterilização, além de impedir crias indesejadas, diminui a probabilidade de doenças como tumores de mama, ovários e próstata, assim como doenças infectocontagiosas.

Fonte: G1


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

TRATAMENTO MÉDICO

PROGRESSO

GANÂNCIA

DESTRUIÇÃO AMBIENTAL

COREIA DO SUL

VEGANISMO

PRESSÃO PÚBLICA

RESILIÊNCIA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>