Prefeitura preenche 70% das vagas para castração e microchipagem de animais


Em seis dias de campanha, a Prefeitura registrou 1.500 inscrições para castração e microchipagem de cães e gatos. Ao todo, foram disponibilizados 2.200 procedimentos. O cadastro, realizado nos dias 16, 17, 18, 23, 24 e 25 de junho, é a primeira etapa da campanha. A previsão é de que as cirurgias serão realizadas até o final deste ano, pois a realização do procedimento está em processo de contratação.

Com a castração é possível reduzir consideravelmente a natalidade de cães e gatos, prevenir tumores relacionados ao sistema reprodutor tanto em machos como em fêmeas. Além disso, machos agressivos dominantes tendem a atenuar essa característica e fêmeas deixam de ter o cio.

O outro procedimento será realizado na mesma intervenção cirúrgica. O microchip será colocado na região dorsal do animal e armazenará dados dele e de seu proprietário. Isso vai garantir maior segurança no caso do cão ou gato estar perdido ou ser roubado, além ser possível estimar a população canina ou felina do município.

A cirurgia será gratuita. O tutor terá que arcar apenas com os custos das medicações pós-cirúrgicas como antibióticos e analgésicos. O animal também deverá ser observado para não arrancar os pontos. A indicação é utilizar colar protetor ou roupa cirúrgica e ficar em repouso nos primeiros dias após a operação.

A iniciativa pioneira em Diadema é uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente e Saúde. Na ação, serão investidos R$ 220 mil em recursos vindos de emendas parlamentares.

Fonte: Diadema


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

RECIFE (PE)

RIO DE JANEIRO

MAUS-TRATOS

EMPREENDEDORISMO

AÇÃO HUMANA

CONSCIENTIZAÇÃO

ABUSO

ÓRFÃO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>