EnglishEspañolPortuguês

Primeira cria de lobos nasce no Oregon (EUA) depois de quase cem anos

29 de junho de 2014
3 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Foto: Care2
Foto: Care2

Notícias recentes de que o solitário lobo do Oregon (EUA), chamado pelos pesquisadores de “OR-7”, pudesse ter se acasalado após anos vagando sozinho causou grande alegria em seus defensores. Agora, as notícias são ainda melhores para ele e para os lobos cinzentos.

Em maio, aumentaram as esperanças de que OR-7 tivesse encontrado uma companheira pois imagens capturadas por câmeras remotas mostraram uma fêmea negra desconhecida andando pela mesma área frequentada por ele, na Floresta Nacional Rio Rogue-Siskiyou, no Oregon. Esse avistamento, juntamente com uma diminuição na perambulação de OR-7, levantaram suspeitas de que os dois tivessem se entocado em algum lugar e pudessem ter tido uma ninhada de lobos que deveria ter nascido em abril. As informações são da Care2.

No início de junho, biólogos do Departamento de Vida Selvagem do Oregon confirmaram em um comunicado que OR-7 e sua parceira realmente tiveram bebês. Somente dois filhotes foram vistos e fotografados, mas os oficiais suspeitam de que haja outros.

Filhotes de OR-7. Foto: U.S. Fish and Wildlife Service
Filhotes de OR-7 (Foto: U.S. Fish and Wildlife Service)

O anúncio marca a primeira vez que lobos são vistos nascendo nas Cascatas do Oregon desde o começo do século XX. Em 2011, o ex-solitário OR-7 tornou-se famoso por ter sido confirmado como o primeiro lobo visto na região depois que os últimos indivíduos foram mortos como parte do programa de matança para controle de predadores patrocinado pelo governo em 1947, e por ser o primeiro lobo conhecido a se aventurar na Califórnia desde 1924.

No passado, os lobos já andaram amplamente pela Califórnia, mas foram perseguidos, baleados, envenenados e de várias outras formas erradicados da paisagem há quase noventa anos atrás. A presença de OR-7 no estado elevou as esperanças de que o lobo pudesse retornar, assim como as preocupações quanto ao andamento das outras espécies se isso ocorresse e a oposição usual de caçadores e fazendeiros.

O surgimento dos filhotes pode significar que o animal volte a estabelecer territórios no Oregon, região próxima à Califórnia.

Logo após o nascimento ter sido anunciado, a Comissão de Caça e Pesca da Califórnia decidiu, com 3 votos contra 1, proteger os lobos cinzentos de acordo com a lista de espécies ameaçadas do estado, apesar da recomendação contrária do Departamento de Vida Selvagem.

O movimento para proteger os lobos veio em resposta a uma petição realizada em 2012 e encaminhada ao Centro de Diversidade Biológica e outras organizações conservacionistas, pedindo que se protegesse a espécie sob a Lei de Espécies Ameaçadas da Califórnia para assegurar sua sobrevivência após o aparecimento de OR-7.

“Este é um grande dia para a recuperação dos lobos no oeste”, disse Amaroq Weiss, responsável pelos lobos no Centro de Diversidade Biológica da Costa Oeste. “Estou muito emocionada por termos uma nova família de lobos no sul do Oregon, e pelo fato destes belos animais estarem finalmente recebendo proteção na Califórnia. Este é o primeiro capítulo de uma história mais longa, de lobos retornando para a Califórnia e vivendo aqui na natureza”.

Para mais informações e atualizações sobre OR-7, visite o site e veja o filme sobre sua jornada.

Você viu?

Ir para o topo