EnglishEspañolPortuguês

Cerca de 2.200 subscreveram petição contra golfinário na Madeira

29 de junho de 2014
3 min. de leitura
A-
A+

Cerca de 2.200 pessoas assinaram uma petição contra a possibilidade de construção de um pólo turístico com golfinhos na denominada marina do Lugar de Baixo, Ponta do Sol, estando convocadas concentrações para junto do edifício do Governo da Madeira.

“Nós somos contra o golfinário que querem fazer na marina do Lugar de Baixo, achamos que não tem lógica na Madeira, onde temos golfinhos e baleias que podemos ver livremente”, disse Ana Marta, uma das responsáveis da petição pública que está a decorrer na Madeira contra a alegada construção de uma infra-estrutura que inclui um pólo turístico com espectáculos de golfinhos.

Ana Marta adiantou que tiveram conhecimento desta intenção pela comunicação social e desconhecem mais pormenores do projecto.

“Ainda não sabemos os contornos deste negócio, de onde vêm os golfinhos, não temos mais informação, estamos à espera de uma resposta”, acrescentou.

Para hoje e sábado estão convocadas concentrações junto à estátua de João Gonçalves Zarco, em plena Avenida Arriaga, no centro do Funchal, junto ao edifício sede do Governo Regional, confirmou.

“Esperamos recolher mais assinaturas e chegar às cinco mil”, disse Ana Marta, adiantando que pretendem entregar a petição no Governo Regional para que seja discutida e que o grupo “também está em contacto com a manifestação que se vai realizar amanhã [sábado] para acabar com os golfinários na Europa”.

No texto desta petição, os promotores alertam para os perigos inerentes àquela estrutura, perguntando: “Quantos mais estudos hidrográficos terão de ser realizados, quantos mais avisos dos residentes antigos da zona do Lugar de Baixo é preciso haver para se aperceberem que aquela construção é um perigo para todos nós, incluindo a vida animal?”.

Fonte do Governo Regional considerou, entretanto, ser “especulativo falar sobre algo que ainda não foi confirmado por qualquer fonte oficial”, argumentando que “aquele espaço, não podendo ser marina pelas condicionantes que já são conhecidas (as condições adversas do mar), está vocacionado neste momento para zona de lazer”.

Segundo a mesma fonte, “estão a ser estudadas várias hipóteses, de vários investidores, que poderão gerar postos de trabalho e investimento naquela zona”, na parte oeste da Madeira.

O projecto da marina do Lugar de Baixo, inaugurado em 2004, tem sido muito criticado na Madeira, visto que teve um custo inicial superior a 36 milhões de euros, mas devido à necessidade de frequentes obras de recuperação na sequência de prejuízos provocados pelas tempestades na orla marítima, já ascende a mais de 100 milhões o montante dos investimentos.

A marina foi construída com capacidade para 297 embarcações entre os oito e os 25 metros e foi aberto um concurso público para a subconcessão dos terrenos adjacentes para a construção de um projecto imobiliário pelo grupo Pestana.

Intervenções neste espaço estiveram previstas ao abrigo da Lei de Meios, cujos fundos se destinam às obras de reconstrução dos prejuízos provados pelo temporal de 20 de Fevereiro de 2010.

*Esta notícia foi escrita, originalmente, em português europeu e foi mantida em seus padrões linguísticos e ortográficos, em respeito a nossos leitores.

Fonte: Portugal P

Você viu?

Ir para o topo