EnglishEspañolPortuguês

Empresa de cosméticos oferece a maior premiação anual do setor contra testes em animais

28 de junho de 2014
4 min. de leitura
A-
A+

Por Amanda Tamalavičius Bahl (em colaboração para a ANDA)

lush

O Lush Prize 2014, a maior premiação anual do setor contra testes em animais, encerra suas inscrições em um mês (25 de julho). O prêmio de aproximadamente R$950.000,00 (£250,000) vai para organizações e cientistas que trabalham para substituição dos testes em animais por métodos livres de crueldade (sem animais) com validação científica.

A empresa de cosméticos Lush, do Reino Unido, que acabou de abrir sua primeira loja brasileira em São Paulo, iniciou a forte campanha Fighting Animal Testing. Criaram um site específico para debater o assunto e realizaram performances em suas filiais no mundo inteiro.

De acordo com Rob Harrison, gerente do Prize Fund: “Nos últimos anos distribuímos quase R$2 milhões (£500.000,00) para fundos de organizações e indivíduos de dezenove países, incluindo Estados Unidos, Índia, Rússia, Japão e seis países da Europa. Apoiando então desde organizações em suas campanhas de lobby para acabar com os testes animais em cosméticos até trabalhos inovadores no desenvolvimento de protótipos sem animais do sistema respiratório humano.”

Performance realizada pela empresa Lush no Reino Unido
Performance realizada pela empresa Lush no Reino Unido

Os prêmios são divididos em cinco categorias: Conscientização Pública, Lobby, Científico, Treinamento e Jovem Pesquisador. O valor completo de £250,000 pode ser obtido na forma do Black Box Prize (Prêmio da Caixa Preta) em caso de uma descoberta chave para as pesquisas de toxicologia humana.

O co-fundador da Lush, Mark Constantine, diz: “O Lush Prize está agora em sua terceira edição e ficamos maravilhados com a qualidade dos trabalhos que apoiamos ao redor do mundo. O encerramento dos testes em animais necessita do comprometimento de suporte econômico a uma gama de atividades, indo desde campanhas ativistas ao apoio ao ramo científico. Apesar da venda de produtos testados em animais ter sido proibida na Europa, ainda há muito para ser feito, especialmente em experimentos de toxicologia e testes cosméticos em países como o Brasil e a China.”

Para ajudar o Lush Prize a atingir novos territórios, seu site está disponível em seis línguas, incluindo chinês e português, e mais três serão adicionadas.

As inscrições podem ser feitas pelo site do Lush Prize  até o encerramento no dia 25 de julho de 2014. Indivíduos podem indicar projetos e organizações que apoiem e cientistas podem inscrever seus próprios projetos.

“Apenas um mês antes de que as inscrições sejam encerradas, encorajamos que todos pensem em quem irá usar esse dinheiro de maneira eficaz no combate contra testes em animais e os indiquem em nosso site”, diz Rob Harrison.

Notas:

1 -A lista completa dos ganhadores do prêmio da edição passada está disponível neste link.

2- Os ganhadores de 2012 e 2013 incluem: The Lung & Particles Research Group, Cardiff University; InterNICHE (O Grupo de Pesquisa de Pulmões e Partículas da Cardiff University, por educação humanitária e treinamento médico, medicina veterinária e ciência biológica); Swedish Fund for Research Without Animal Experiments (Fundo Sueco de Pesquisas sem Experimentos Animais); Federation of Indian Animal Protection Organisations (Federação Indiana de Organizações de Proteção Animal) ; The Institute for Health and Consumer Protection(O Instituto da Saúde e Proteção do Consumidor), European Commission Joint Research Centre (Centro de Pesquisas da Comissão Europeia); e 8  jovens pesquisadores da Itália, Áustria, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos e Dinamarca.

3- A premiação é julgada por um painel independente de experts internacionais das comunidades científica, acadêmica e ativista. Os prêmios serão entregues em uma cerimônia em Londres, que acontecerá em novembro de 2014. Visite o site para mais informações.

4 -A premiação do ano passado foi apresentada pela comediante Lucy Porter que fez um esquete hilário e exclusivo sobre proteção animal (assista ao vídeo).

5- O Lush Prize é uma parceria entre a Lush e a Ethical Consumer para apoiar a toxicologia livre de animais e foi desenvolvido para apoiar esforços de grupos ou indivíduos no campo das pesquisas científicas livres de crueldade, conscientização pública e lobby para ajudar no encerramento dos testes em animais. O fundo de premiação anual de £250,000 – o maior prêmio no setor contra testes em animais – busca focar a pressão da segurança em testes em produtos de consumo de maneira que estes complementem projetos já existentes direcionados para os testes em animais farmacêuticos.

Você viu?

Ir para o topo