EnglishEspañolPortuguês

Conheça os perigos da automedicação em cães e gatos

28 de junho de 2014
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Se a automedicação é algo muito perigoso, o perigo é maior ainda quando um remédio é usado em animais domésticos. Quando um animal está doente, muitos tutores cometem o erro de medicar por conta própria – e pior ainda, não muito raro, eles aplicam remédios de uso exclusivo humano em cães e gatos.

A médica veterinária do Hospital Veterinário HV Pró Vita, Rhéa Cassuli Lima dos Santos, explica sobre os perigos de bancar o veterinário caseiro.

Nunca administre medicamentos de uso humano

Quando se trata do uso de produtos fabricados apenas para o consumo do homem, Dra. Rhéa enumera o que pode acontecer com os caninos e felinos que ingerem analgésicos e afins. “Os antigripais humanos contém princípios ativos altamente nocivos e até mesmo tóxicos para cães e gatos. O paracetamol e o diclofenaco, por exemplo, podem levar à falência renal, ulcera gástrica e pancreatite. Muitas vezes, dependendo da dose, podem levar o animalzinho à morte. O diclofenaco é tão nocivo para cães e gatos que até mesmo o contato com pomadas e gel que contém a substância pode levar a problemas muito sérios”.

Dra. Rhéa afirma que a falta de conhecimento dos tutores pode intoxicar o cachorro ainda mais. Para a especialista, muitas vezes após a intoxicação ocorre vômito, e por medo de ter “perdido” a medicação, ou por achar que o animalzinho está piorando, o tutor acaba dando uma nova dose da medicação, o que agrava o quadro ainda mais.

Nunca medique por conta própria

O uso de remédios próprios para animais também gera complicações quando não há um veterinário acompanhando todo o processo. A médica veterinária do HV Pró Vita alerta sobre os perigos que os animais correm quando seus tutores resolvem usar conselhos de amigos ou mesmo buscas pela Internet.

“Além da dose e frequência da administração serem nocivas se erradas, as medicações têm contraindicações em certos casos. Por exemplo, pacientes com problemas gastrointestinais e doença renal não devem receber certos anti-inflamatórios mesmo que de indicação veterinária. Nem todo medicamento para cães pode ser usado para gatos” conta Dra. Rhéa, que ainda aponta que diferentes raças são mais sensíveis a certos medicamentos, podendo levar até mesmo à morte.

Nunca administre chás ou remédios caseiros

Dra. Rhéa alerta ainda sobre chás e medicamentos caseiros que podem alterar ainda mais a situação do paciente. “Na piora, o responsável procura o medico veterinário, mas muitas vezes não conta sobre o que administrou, pois acredita que por ser caseiro não precisa ser mencionado” revela Dra. Rhéa, explicando que essas informações, quando omitidas, podem dificultar o trabalho do veterinário.

Sobre Rhéa Cassuli Lima dos Santos

Rhéa Cassuli Lima dos Santos é médica veterinária graduada pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), especialista com residência em Clínica Médica de Pequenos Animais também pela UTP, e especializanda em Endocrinologia e Metabologia de Cães e Gatos pela Associação Nacional de Clínicos de Pequenos Animais de São Paulo.

Fonte: Paraná Shop

Você viu?

Ir para o topo