EnglishEspañolPortuguês

Dia de jogo do Brasil é dia de animais assustados

27 de junho de 2014
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Os fogos de artifício fazem parte da Copa do Mundo, especialmente nos jogos da Seleção Brasileira. A cada gol feito pela seleção, sempre há um estampido em comemoração. Quando acaba o jogo, os estouros se multiplicam e ficam ainda mais fortes no caso de vitória canarinha. Por isso, nestes dias é preciso ficar atento aos animais. A sensibilidade ao barulho os deixa desnorteados e um dos principais riscos é o de fuga. Daí a necessidade de cuidados extras. Dar a eles um ambiente seguro e tranquilo deve ser a principal preocupação dos tutores.

Para evitar o sofrimento dos animais, Soraya Simon, presidente da Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (Spac), reitera que é preciso deixá-los em segurança. “Animais muito assustados e cardíacos devem ter um acompanhamento veterinário para orientar sobre se há necessidade de serem medicados”, aconselha. Ela orienta ainda, para os casos em que o tutor não pode estar perto dos animais, que se possível procure deixá-los com vizinhos. “O importante é deixá-los em um ambiente seguro, de preferência onde eles já estejam acostumados, e soltos a fim de evitar enforcamento ou que o animal se machuque tentando fugir”, afirma.

Embora não tenha dados sobre animais que fogem assustados, a presidente da Spac ressalta que é importante que as pessoas que estejam circulando pelas ruas em dias de festa fiquem atentos para evitar atropelamentos de animais que possam estar correndo em pânico. Quando conseguir que os animais respondam ao chamado, tentar abrigá-los e ajudar diretamente com um lar provisório. “Mas não devemos insistir mesmo para aqueles que estejam em situação de abandono”, orienta Soraya.

“Por terem uma audição mais aguçada, em particular os cães, muitos deles entram em pânico e ficam desorientados. Fogem, se perdem ou são atropelados. Há riscos ainda como o enforcamento com a própria coleira, acidentes em janelas e portas, quedas de locais altos, como varandas de apartamentos, sem contar o perigo de queimaduras. Alguns animais apresentam até convulsões”, alerta o ativista em proteção animal, Feliciano Filho.“Por isso, cuidados extras são indispensáveis nesses dias”.

Lembrando que a próxima partida do Brasil é amanhã, às 13 horas, pelas oitavas de final. Como é uma das partidas mais importantes até aqui, também deve ser motivo de muitos estouros, em caso de uma boa partida do time de Luiz Felipe Scolari.

Cuidados

Veja como agir para garantir o bem-estar dos animais em dias de jogos da Seleção

Acomodar os animais em ambientes em que já estejam acostumados, para que se sintam em segurança

Fechar portas e janelas

Alimentá-los com dieta leve para evitar distúrbios digestivos

Cobrir gaiolas de pássaros

Verificar se os abrigos dos animais estão bem fechados

Evitar muitos animais em um mesmo abrigo, especialmente cães, para que não haja brigas

Uma boa dica é acostumar aos poucos os animais ao barulho, levando-os para perto da TV ou do rádio e ir aumentando o som devagar. Assim, ele não será surpreendido de forma inesperada com o barulho dos fogos

Evitar deixá-los amarrados para não provocar enforcamento

Em casos extremos, alguns veterinários indicam o uso de tampões de algodão nos ouvidos. Nesse caso, é preciso atenção ao tamanho desses tampões, para que não entrem no duto auditivo do animal

E o mais importante: nunca medicar o animal sem orientação do veterinário

Fonte: Bem Paraná

Você viu?

Ir para o topo