EnglishEspañolPortuguês

Polícia Civil combate maus-tratos a animais em Cotijuba (PA)

26 de junho de 2014
1 min. de leitura
A-
A+

A Divisão Especializada em Meio Ambiente (Dema) da Polícia Civil fez uma série de fiscalizações na última terça-feira (24), no balneário de Cotijuba, em Belém, para combater os maus-tratos aos animais usados em tração, além de fazer exames clínicos. Ao todo, 24 equídeos – cavalos, burros e jumentos – passaram por atendimentos veterinários, para verificação de presença de parasitas, ferimentos e lesões, e ainda se estavam ferrados de forma adequada.

Em dois casos, os tutores foram advertidos, pelo fato de os animais estarem sem ferraduras e com carrapatos. O trabalho teve apoio de uma equipe de bombeiros militares do Grupamento Fluvial de Segurança Pública, que levou a equipe da Dema até a localidade. O veterinário e investigador de polícia Luiz Júnior explicou que a ação policial foi motivada por denúncias sobre práticas de maus-tratos aos animais.

Segundo ele, reclamações davam conta do excesso de passageiros nas charretes que os animais são obrigados a puxar em Cotijuba, principalmente, nos fins de semana. Durante a fiscalização, a equipe da Dema participou de uma reunião com integrantes da Associação de Charreteiros de Cotijuba, mototaxistas e comerciantes com representantes da Administração Regional de Outeiro e da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), para tratar da mobilidade na região.

“Aproveitamos para deixar nossa orientação sobre o tratamento com os animais que servem aos turistas, principalmente, no mês de julho, bem como solicitar o apoio dos órgãos municipais responsáveis pela fiscalização e combate aos maus-tratos contra os animais, no que diz respeito ao excesso de passageiros nas charretes”, explicou Luiz Junior, informando que o trabalho policial prossegue. “Retornaremos em breve a Cotijuba, desta vez, com apoio da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra)”, concluiu.

Fonte: Agência Pará

Você viu?

Ir para o topo