EnglishEspañolPortuguês

Veja as comidas típicas juninas em versões veganas ou livres de glúten

26 de junho de 2014
3 min. de leitura
A-
A+

Por mais ofuscadas que as festas juninas estejam com a Copa do Mundo acontecendo aqui no Brasil, ainda é possível aproveitar todas as comidas típicas que essa época oferece. Mas e as pessoas que possuem dietas com restrições alimentares como os celíacos, que não podem comer glúten, quem tem intolerância a lactose, ou ainda pessoas que são veganas podem aproveitar essa época do ano?

O Vírgula Lifestyle descobriu quais são as vantagens de uma dieta vegana ou sem glúten e sem lactose, as dificuldades e ainda separou algumas delícias juninas para as pessoas aproveitarem a época sem medo que quebrarem a dieta.

Veganismo

Pessoas veganas não consomem nenhum tipo de produto que tenha origem animal, desde os alimentos, que incluem leite e ovos, até objetos feitos de couro e afins.

De acordo com o biólogo especializado em nutrição Sergio Greif, que também é vegano, a maior vantagem nesse tipo de dieta é que a pessoa que a adota deixa de participar da exploração animal. Já em relação à saúde, ele afirma que ser vegano também traz benefícios pois envolve um menor consumo de gorduras saturadas, colesterol exógeno e proteínas, além de um maior consume de vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras.

Cristina Mallmann, do Casal Natureba, que é vegana há um pouco mais de um ano, assegura que se a dieta vegana é feita corretamente, trás benefícios que vão desde “não se sentir pesado” até “melhoras no funcionamento do organismo”.

Entretanto, pessoas que escolhem se tornar veganas também passam por algumas dificuldades. Cris Maejima, da Vegan Cakes, afirma que as maiores dificuldades aparecem quando ela vai a algum restaurante que não possui nenhum prato vegano que não seja salada ou batata frita.

Nathalia Soares, da Chubby Vegan, considera que a cada dia que passa as dificuldades são cada vez menores, mas ela afirma que a maior dificuldade é encontrar alguns dos ingredientes para o preparo dos pratos.

Sergio culpa a escassa oferta de alimentos preparados que sejam veganos e o preço que são atribuidos a eles. Apesar disso, ele ressalta que para as pessoas que cozinham em casa, a dieta vegana não possui nenhuma desvantagem.

Eliminando o glúten e a lactose

Existem muitas pessoas que são celíacas ou que possuem intolerância a lactose, mas não são apenas essas pessoas que escolhem cortar isso de suas vidas. Débora Costa, do site Sem Glúten Sem Lactose é uma delas. Mesmo não sendo intolerante, ela procura comer alimentos que não possuam leite e seus derivados e sem glúten também.

Sérgio Greif explica isso: “Mesmo pessoas que toleram lactose e glúten se beneficiam de dietas livres dos mesmos. Uma pessoa pode não mostrar reações agudas à lactose, mas ainda assim não irá absorvê-la. Ela não experimentará episódios agudos como os vividos por pessoas intolerantes, mas certamente poderá ter algum grau de desconforto. Igualmente, o glúten não afeta apenas os celíacos. Esses apenas são mais sensíveis a ele. Mas ele afeta o sistema imunológico de todas as pessoas, por isso ainda que consumido deve ser feito com moderação”.

Como dificuldades, novamente são ressaltados os dias de quebrar a rotina. Débora afirma que os momentos de ir a jantares na casa de amigos estão entre as situações mais complicadas.

Como curtir as festas juninas?

Apesar do que pode ser pensado num primeiro momento, curtir as festas juninas e todas as suas comidas típicas sem sair da dieta vegana e sem consumir glútem e lactose é mais fácil do que se pensa.

Muitas festas juninas são feitas especialmente para esse público, como a da Veg Nice, que acontecerá em São Paulo.

Além disso, algumas das comidas típicas de festa junina já são normalmente livres de glúten e produtos originados dos animais, como o milho verde e a pipoca.

Fonte: Boa Informação

Você viu?

Ir para o topo