EnglishEspañolPortuguês

Protetoras dos animais são recebidas pelo vice-prefeito de Porto Alegre (RS)

22 de junho de 2014
2 min. de leitura
A-
A+

O vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, recebeu em gabinete um grupo de mais de 50 protetoras de animais, que realizaram protesto no Centro Histórico, no inicio desta fim de semana, pela morte da SRD Twid.

Durante o encontro, os protetores relataram as dificuldades em prestar um atendimento aos animais em situação de abandono e maus-tratos. Eles reconheceram a importância da Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda) para avançar na causa e apresentaram uma série de sugestões. “A Seda é um órgão público fundamental que vem ajudar ONGs e protetores. Nós queremos conversar e avançar na causa”, disse uma protetora.

Melo sugeriu ao grupo que elabore uma pauta de reivindicações para ser apresentada à Seda. “Sou testemunha do trabalho dos protetores, e a convergência faz parte do desenvolvimento de uma sociedade. O diálogo é sempre o melhor caminho para chegar ao consenso”, destacou o vice-prefeito.

Entre as pautas reivindicativas encaminhadas ao vice-prefeito estão: questão do Hospital Veterinário, atividades de fiscalização, castração de animais e atendimento aos animais, cujos tutores são beneficiados pelo Bolsa Família. “A prefeitura deu o encaminhamento necessário ao caso Twid. Nós estamos agindo com rigor para coibir os maus-tratos”, disse Melo.

O caso Twid foi levado à 1ª Delegacia de Polícia, que abriu inquérito policial. Conforme informações das protetoras, o delegado Paulo Cesar Jardim encaminhou o inquérito à Justiça, tendo indiciado a tutora no artigo 32 da Lei 9.605/1998, por maus-tratos ao animal, com o agravante pela morte da cadela. Assim que receber o laudo pericial, Jardim informará à justiça. A indiciada é uma mulher de 34 anos que sofre de distúrbios psicológicos e necessita de tratamento. À polícia, a mulher contou que bateu com uma vassoura na cadela, após ter percebido que ela havia comido o celular.

No dia 16 de junho, a Seda emitiu nota sobre o caso Twid.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

Você viu?

Ir para o topo