EnglishEspañolPortuguês

Campanha arrecada agasalhos para animais pela 1ª vez em Santos (SP)

21 de junho de 2014
3 min. de leitura
A-
A+

Na sala do apartamento, Willy, um yorkshire de quatro anos, corre para todos os lados. Não para um minuto. Nessa época, quando os dias são mais frios, o animais tem dois edredons à sua disposição. Um no chão e outro no sofá.

“Ele não gosta de usar roupa. Quando sente frio, fica mais perto da gente. Vem se aconchegando”, diz a avó do animal, Tania Maria Passos de Souza.

Avó porque o cachorrinho é da filha. Mas Tania ajuda a cuidar. E que cuidado. Comida, Willy recebe na boca. “Ele é o terremoto da casa, nos dá muita alegria e é muito amado”, conta a aposentada.

O amor pelos animais vem de longe. Tania teve um poodle chamado Poly, que morreu em 2010 com 18 anos. Ela ainda guarda todas as roupas e acessórios do cachorrinho. E se emociona ao mexer nas peças, confessando que não teve coragem de desfazer-se delas.

“Ele tinha um temperamento completamente diferente do Willy. No inverno, Poly sempre saía de roupinha, touca, todo enfeitado. Ele era exibido, se achava. Eu quero doar para alguém que cuide, alguém que realmente precise. Dou de todo o coração”.

Segundo a médica veterinária Antonella Chiaratti, um agasalho pode prevenir queda de temperatura corpórea. “Isso diminui riscos de os animais desenvolverem doenças respiratórias diversas, que podem evoluir para pneumonia”, explica.

A primeira iniciativa em Santos tem início neste sábado no Município
A primeira iniciativa em Santos tem início neste sábado no Município

Campanha

Os animais que estão dentro de casa geralmente recebem esses cuidados. Mas essa realidade é bem diferente para os que vivem nas ruas ou em abrigos. Pensando neles, o Vitale Centro Médico Veterinário realiza a partir de hoje a primeira Campanha de Doação de Agasalho para Animais em Santos.

O objetivo é arrecadar roupas, caminhas e cobertores para cães e gatos abrigados nos centros de Controle de Zoonoses de Santos e Guarujá. Dependendo do número de peças recebidas, parte será encaminhada às entidades santistas protetoras de animais.

“Quando são recolhidos pelos centros de zoonoses já chegam em estado de evolução avançada da doença. Sendo assim, o tratamento inicia-se tardiamente e, muitas vezes, sem os recursos necessários”, diz a veterinária.

De acordo com Antonella, os sintomas mais comuns apresentados por esses animais são: tosse, espirros, febre, desidratação grave, falta de apetite, coriza e dificuldade respiratória, no caso de doenças respiratórias.

“A pneumonia é grave e pode levar a óbito em poucos dias. Outras doenças demonstram piora dos sintomas no inverno, como a tosse dos canis, alergias, asma, até doenças articulares podem causar mais dores nesse período. Toda e qualquer doença precisa de tratamento”.

Doações

As doações podem ser entregues, até o dia 20 de julho, em quatro pontos de Santos: Vitale Centro Médico Veterinário 24 Horas (Avenida dos Bancários, 6, Ponta da Praia); PoupaPet (Avenida Pedro Lessa, 2.609, Embaré); Dogland (Avenida Afonso Pena, 760, Ponta da Praia); e DrogaVet (Rua Alagoas, 7, Gonzaga).

Informações pelo telefone 3041-3490. É preciso que as peças e utensílios estejam limpos e prontos para o uso.

Fonte: A Tribuna

Você viu?

Ir para o topo