EnglishEspañolPortuguês

Filhote de cervo é encontrado em Chopinzinho (PR)

19 de junho de 2014
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação/Diário do Sudoeste
Foto: Divulgação/Diário do Sudoeste

A equipe da Defesa Civil de Chopinzinho teve uma tarde de domingo (15) inusitada. Eles foram chamados por uma família no bairro Nossa Senhora Aparecida para fazer o resgate de um filhote de cervo.

Segundo o agente da Defesa Civil, Jeferson Rodrigues Marcelo, que ajudou no resgate do animal, quando eles chegaram à residência ele estava bem assustado, pois havia entrado no cercado junto com o cachorro. A família chegou a tirar o animal doméstico do local para que ele não machucasse o filhote. “Até fui eu quem entrou no cercado para pegá-lo e ele estava bem agitado, pulava bastante, mas consegui”, contou.

O agente contou que o animal estava na residência da família há uns dois dias, mas como ele entrou no cercado do cachorro e eles não conseguiram tirá-lo de lá, solicitaram ajuda da Defesa Civil, que capturou o filhote e o levou para o quartel do Corpo de Bombeiros de Chopinzinho.

O cervo permanece no quartel, onde está recebendo cuidados da equipe. Conforme Marcelo, eles o estão alimentando com um leite especial receitado por uma veterinária e folhas de alface. Ele foi levado a uma clínica veterinária para receber alguns medicamentos, pois está muito fraco, quase não conseguindo caminhar direito.

O agente Marcelo contou que acredita que ele tenha se perdido da mãe por causa das chuvas, mas não tem certeza se realmente foi esse o motivo que o fez ir parar na residência da família, no bairro Nossa Senhora Aparecida. Ele também explicou que assim que o filhote se recuperar eles chamarão a Força Verde para ver o que é possível fazer, se eles podem levá-lo, pois o Corpo de Bombeiros não pode ficar com ele e tem medo de soltá-lo novamente no mato e ele não sobreviver.

A redação do Diário buscou a equipe do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para saber um pouco mais sobre o cervo. Segundo o técnico do IAP, Wilfried Schwarz, entre as espécies mais comuns de cervos que existem aqui na região está o da espécie poca, cuja característica principal é o tamanho menor, possivelmente o filhote encontrado em Chopinzinho seja dessa espécie.

Ele também explicou que não é tão comum que esse tipo de animal apareça na cidade. Até porque, com a diminuição da população na zona rural, tem aumentado a formação de reservas florestais nas propriedades e diminuído a presença do principal predador do cervo, que são os cães, facilitando para que a fauna aos poucos se restabeleça e alguns animais que já são raros, como os cervos, possam aumentar a sua população.

Entre as possíveis hipóteses apontadas pelo técnico sobre o aparecimento do filhote na área urbana de Chopinzinho, ele disse que pode ser que alguém estava mantendo-o em cativeiro e, como é um animal difícil de ser domesticado, ele tenha fugido. Mas ele também não descartou a hipótese de que devido às fortes chuvas ele tenha se separado da mãe. “Quando esses animais se veem encurralados por cães na área rural, a tendência é que eles corram para os rios, e como os rios estavam muito cheios pode ser que a correnteza tenha contribuído para levá-lo até a cidade”, comentou.

Orientação

De acordo com Schwarz, a orientação que o IAP dá à população quando acontecem casos como esse, de encontrar animais silvestres na cidade, é que chame o Corpo de Bombeiros ou outros órgãos, como o IAP, para ajudar na captura, pois as equipes dessas entidades sabem como proceder sem machucar o animal ou colocar a população em risco.

Quanto ao destino que pode ser dado ao animal, ele disse que ele pode ser solto em alguma área de preservação ambiental ou, no caso do filhote, assim que ele estiver recuperado, ser solto em algum local de mata, próximo da região onde foi encontrado, para que ele possa se familiarizar com outros animais da sua espécie.

Fonte: Diário do Sudoeste

Você viu?

Ir para o topo