EnglishEspañolPortuguês

Mais de 60 animais silvestres são apreendidos em Conselheiro Lafaiete (MG)

18 de junho de 2014
2 min. de leitura
A-
A+

apreensão

Com o apoio de profissionais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a Polícia Militar de Meio Ambiente realizou, na última segunda-feira 16/06, uma grande apreensão de animais da flora silvestre, cuja criação em cativeiro é proibida, exceto mediante autorização obtida junto às autoridades ambientais. De acordo com a veterinária Carla Sassi, coordenadora do CCZ, o centro foi acionado pela polícia ambiental a acompanhar a averiguação de denúncia de que animais estariam sendo submetidos a maus-tratos, suspeita que acabou se confirmando.

Foram apreendidas 48 aves da fauna silvestre, 24 pássaros classificados como de espécies exóticas e dois coelhos. Carla Sassi explicou que animais classificados como exóticos podem ser criados em ambiente doméstico, mas os espécimes encontrados em Gagé estavam sendo submetidos a condições inóspitas: “As gaiolas estavam amontoadas em quartos gage amareloúmidos, escuros e fechados, com comida já apodrecida e mofada. As vasilhas de água, totalmente imprópria para consumo, estavam com lodo e os fundos das gaiolas estavam repletos de fezes. Além de ser totalmente insalubre para os animais, o local era propício à multiplicação de agentes causadores de zoonoses, que são doenças transmissíveis dos animais para o homem e deste para os bichos”.

Segundo Carla Sassi, se o responsável criava os animais para fins comerciais, a apreensão lhe causou um prejuízo considerável. Somente um canário trinca-ferro, bom de canto e de briga para competir em rinhas clandestinas, chega a ser vendido no mercado negro por até três mil reais. No cativeiro havia outras espécies valiosas, como azulão, sofrê e canário-da-terra.

O sargento Santana, da Polícia Militar de Meio Ambiente, que comandou a operação, ressaltou a importância da participação da comunidade no combate aos maus tratos a animais, que podem ser informados sem que a pessoa precise se identificar: “A polícia ambiental trabalha basicamente a partir de denúncias. Quando a pessoa denuncia a gente vai ao local e averigua a veracidade dos fatos”. Denúncias podem ser feitas diretamente através do telefone (31)3763-1006 ou pelo número geral da Polícia de Meio Ambiente, que é 198.

Os mais de 60 animais foram levados para o 4º Pelotão de Meio Ambiente de Conselheiro Lafaiete e deverão ser entregues nesta terça-feira aos cuidados do IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis).Lá, de acordo com o sargento Santana, eles ficarão por um determinado período a fim de se recuperar dos maus tratos sofridos e depois serão devolvidos em segurança à natureza. Já o responsável pelo cativeiro ilegal será chamado a prestar esclarecimentos e terá de se explicar também perante o Ministério Público. O mais provável é que ele seja orientado a assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e pague multa pelas irregularidades cometidas.

Fonte: Fato Real

Você viu?

Ir para o topo