População pode denunciar abandono de animais em vias públicas em Campos (RJ)


photos

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), ligado à Secretaria de Saúde, faz apreensão de animais de médio e grande portes em vias públicas. O serviço funciona das 8h à meia-noite, todos os dias da semana, inclusive feriados. De acordo com o secretário de Saúde, Doutor Chicão, o trabalho acontece a partir de solicitação ou denúncias, por meio dos telefones (22) 2732-3395 ou 0800 2828 822.

Segundo o secretário, na BR 101 esse serviço compete à concessionária que administra a rodovia, Autopista Fluminense. Ele alerta para o perigo de animais soltos nas vias públicas e chama atenção para posse responsável.

O diretor do CCZ, César Salles, afirma que o Setor de Recolhimento de Médios e Grandes Animais (Curral) chega a recolher 40 animais por semana em todo o município. O animal recebe vacina contra raiva e tétano e é microchipado. Além disso, faz exame de anemia infecciosa equina (AIE).

– O tutor tem cinco dias para resgatar o animal e pagará uma multa de apreensão de R$ 100, mais diária de R$ 20. Se o tutor não for buscar, o animal vai pro CCZ rural, uma área da prefeitura em Itereré, e passa a pertencer ao município. Em seguida, o animal vai a leilão. Se o animal já estiver morto, o serviço de recolhimento é feito pela Vital Engenharia. Se o tutor reincidir, perderá o animal de vez – explicou César Salles.

Fonte: Prefeitura de Campos


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

DESUMANIDADE

AGRESSÃO BRUTAL

INDÚSTRIA CRUEL

ECONOMIA

AMEAÇA DE EXTINÇÃO

ACIDENTE

CRUELDADE


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>