EnglishEspañolPortuguês

Animais recebem bênção durante festa de Santo Antônio em Belém (PA)

16 de junho de 2014
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A rua dos Tamoios, em frente à praça Batista Campos, ficou cheia de cachorros e gatos, que dividiram o espaço de forma harmoniosa para a “bênção dos animais”. A cerimônia tradicional dos franciscanos, realizada ontem, é um dos pontos principais da festividade de Santo Antônio de Lisboa e marcou o seu encerramento. Centenas de devotos levaram seus animais domésticos para agradecer e pedir proteção. A programação da paróquia se estendeu pelo dia inteiro, com venda de comidas típicas, brincadeiras para crianças e atrações musicais.

A bênção é repetida há quatro anos, mas esta foi a primeira vez em que Simone Albuquerque, 28, levou a cadela Priscila, uma poodle de 17 anos. “Há algum tempo ela teve um cisto na mama, teve que ser operada e tinha grande risco de não sobreviver. Ela também está cega, foi perdendo a visão aos poucos. Somos devotas de Santo Antônio, então viemos agradecer ela ter superado tudo isso e ainda estar com a gente, além de pedir mais aninhos de vida”, contou. Cerca de 300 animais participaram da celebração, segundo a organização do evento.

Os cachorros foram a maioria, mas no meio deles, a adolescente Amanda Santos, 15, levava dois gatos. “A minha avó se congrega nesta paróquia e desde o ano passado eu trago os meus gatos para a bênção. Quem tem animal sabe que é como se fosse família, são seres que você quer bem. Por isso acho legal trazer aqui e consagrar a vida deles, pedindo proteção”, disse.

A trezena em homenagem ao santo, realizada entre os dias 1º e 13, reuniu uma média de três mil pessoas por dia na paróquia, contabiliza Evandro Bonna, coordenador da festividade. “A cada ano o número de fiéis tem crescido. A festividade tem duas finalidades: evangelização e arrecadação de recursos para a construção da nova igreja matriz”, afirmou. A bênção foi ministrada pelo frei Edilson Rocha. “Deus viu que tudo era bom. Essa constatação não mostra exceções. Isso é próprio de São Francisco, que chamava de irmão a todos os animais, desde o lobo até a abelha. Abençoá-los é uma forma de expressar amor”, declarou o religioso.

Fonte: ORM News

Você viu?

Ir para o topo