EnglishEspañolPortuguês

Gato preto: quem disse que dá azar?

14 de junho de 2014
3 min. de leitura
A-
A+

Independentemente das muitas lendas sobre os gatos pretos, hoje em dia já se sabe que todas as histórias inventadas sobre estes felinos não passam de mito, e que eles podem ser tão carinhosos, interessantes, amigáveis e misteriosos quanto quaisquer outros gatos. Portanto, não se deixe influenciar na hora de levar um novo bichano para casa, e saiba que os felinos negros são grandes companheiros e animais domésticos super fiéis. Há o mito de que gatos pretos dão azar vive até hoje e saiba por que esses felinos são tão populares.

Depois da lenda que diz que os gatos têm sete vidas, uma das mais conhecidas é a de que o gato preto traz azar para os que cruzam o seu caminho. Embora nenhum desses mitos seja real, ainda há muitos brasileiros que creem nestes boatos, e que evitam cruzar com um gato de pelagem negra a qualquer custo, especialmente se esta ocasião ocorrer em alguma data ‘especial’, como uma sexta-feira 13.

Inspiração para filmes, histórias de bruxas e até músicas (como a de Roberto Carlo, batizada de Negro Gato), os felinos pretos passaram a ser recriminados em função dos mitos que o apontavam como um guardião da má sorte, em meados do século 11 – época em que os locais povoados pelas mulheres consideradas “bruxas” contavam com aparições frequentes de bichanos negros.

Considerados malignos pelo povo da época (que observava os hábitos noturnos dos gatos de pelagem preta e associavam à sua cor às trevas), estes bichanos passaram a ser diretamente conectados às feiticeiras e à magia negra. Eles foram, inclusive, considerados integrantes da lista de hereges do Papa Inocêncio VIII, e perseguidos pela inquisição ao longo de todo o século 15.

No entanto, uma lenda que apontava um gato como responsável pela morte de um feiticeiro – cuja alma teria sido passada para o felino, fazendo com que este cometesse mais uma série de assassinatos – é, ainda hoje, tida como um dos principais pontos de partida para o mito de que os bichanos negros trazem má sorte.

Embora essa crença venha de muitos séculos atrás, mesmo em tempos mais antigos já havia quem ignorasse tais boatos – como era o caso do Rei Charles I, que já no século 17 tinha um gato preto como animal de estimação, contrariando todo tipo de lenda ao redor dos felinos negros e considerando o seu gatinho como um verdadeiro amuleto de sorte. O fato foi reforçado pelo destino que teve o Rei, preso e executado pouco tempo após a morte do seu bichano negro.

Independentemente das muitas lendas sobre os gatos pretos, hoje em dia já se sabe que todas as histórias inventadas sobre estes felinos não passam de mito, e que eles podem ser tão carinhosos, interessantes, amigáveis e misteriosos quanto quaisquer outros gatos. Portanto, não se deixe influenciar na hora de levar um novo bichano para casa, e saiba que os felinos negros também podem ser grandes companheiros e animais de estimação super fiéis.

Fonte: Olhar Direto

Você viu?

Ir para o topo