EnglishEspañolPortuguês

ONGs de proteção animal formam Liga da Região Noroeste Paulista

12 de junho de 2014
2 min. de leitura
A-
A+

Problemas comuns necessitam de soluções comuns. Baseando-se nisso, as ONGs de proteção animal de Votuporanga (SPAVO), Fernandópolis (Pelos e Patas), Jales (Amigo Bicho) e Santa Fé do Sul (GAVAS) constituíram, em abril passado, a Liga das Organizações Pró-Animal da região Noroeste Paulista – LOPA – NP.

Representantes das quatro Organizações receberam no dia 16 de maio, na Câmara Municipal de Jales, o Deputado Federal Ricardo Trípoli (PSDB – SP). Quando Deputado Estadual por São Paulo, Trípoli foi autor de importantes Leis que ajudaram a dar, aos animais em nosso Estado, o melhor nível de proteção de todo o país.

“Durante as quatro horas do encontro, o Deputado ouviu muito mais do que falou. Era perceptível o seu real interesse em compreender a realidade local. Entre os temas abordados, estiveram o abandono, os maus-tratos, a leishmaniose, o controle efetivo das superpopulações de cães e gatos, e a hesitação do poder executivo em assumir a parte que lhe cabe, sobretudo em relação às soluções que estamos buscando”.

A LOPA está focada na “origem” dos problemas que afetam os animais e a saúde pública. Pensando em soluções sistêmicas, as organizações buscam que seja implantada, em cada município, a Lei de Guarda Responsável de Animais Domésticos, programas intensivos de educação e conscientização, bem como centros públicos de atendimento aos animais abandonados, com a finalidade de acolhê-los, recuperá-los, identificá-los, castrá-los e promover a sua adoção.

Na oportunidade, foi entregue, ao Deputado, um Ofício solicitando que ele reforce, junto ao Governador e ao Secretário Estadual de Meio Ambiente, a necessidade de tendimento às solicitações dos Executivos Municipais de inclusão no Programa Estadual de Controle Populacional de Cães e Gatos.

“Que o deputado junto a órgãos governamentais consiga recursos para desenvolver, de imediato, um projeto de castração em massa na nossa região, observando o avanço da leishmaniose. O Governo Estadual não tem como continuar fechando os olhos para a situação crítica que estamos vivendo: de mãos atadas diante da disseminação da Leishmaniose, do abandono, aliado a todo tipo de maus tratos”.diz a Organização.

Fonte: regiãonoroeste.com

Você viu?

Ir para o topo