EnglishEspañolPortuguês

Tutor de cavalos é multado por maus-tratos em Cianorte (PR)

11 de junho de 2014
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Polícia Ambiental de Cianorte realizou mais uma autuação devido a maus-tratos, nessa semana. O tutor de dois equinos já havia sido orientado, porém foi necessário aplicar-lhe medidas mais efetivas.

De acordo com Sidnei Alves da Silva, sargento da Polícia Militar Ambiental, há 15 dias o cidadão havia sido denunciado por pessoas que ficaram com dó das condições dispensadas aos animais. “Nossa equipe foi no local e constatou que os animais estavam sendo vítimas de maus-tratos. Eles estavam amarrados em uma pequena corda, restritos a um pequeno ambiente em que rapidamente o capim acabava. O denunciante informou que água disponível era levada por ele próprio”, contou o sargento.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Porém, mesmo com as orientações da Polícia para mudar as atitudes, o tutor não alterou os cuidados com os animais. Não restou à Polícia outra medida, que não fosse uma mais drástica. “Fizemos o termo circunstanciado, ele foi encaminhado à Justiça e vai responder também perante o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), sendo que o mesmo deverá pagar uma multa no valor de R$500 reais por animal. A morte dos animais triplica o valor da multa”, lembrou o policial.

Orientação

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Os animais estavam magros, com a pelagem ruim, característica típica de maus-tratos. Excesso de carga, trabalho excessivo, ambiente inóspito para se alojar também representam maus-tratos a animais, de acordo com a Legislação. “Não queremos tomar medidas extremas, nossa primeira atitude é orientar sobre os procedimentos corretos”.

O sargento destaca que é importante que a população denuncie casos similares. O telefone local é: (44) 3637-3439

Fonte: Tribuna de Cianorte

Você viu?

Ir para o topo